RELAÇÕES DE PODER E A VIOLÊNCIA SIMBÓLICA: REPRODUÇÃO DE PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS E A CONDIÇÃO DA MULHER EM CHOVE SOBRE MINHA INFÂNCIA
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v17i29.26776Keywords:
A mulher no espaço familiar, Poder simbólico, Violência simbólica, Dominação masculina.Abstract
RESUMO: Este estudo apresenta análises sobre as relações de poder, estruturadas pelos sistemas simbólicos, reveladas nas interações dos personagens da obra literária Chove sobre minha infância, romance de Miguel Sanches Neto (2014). A leitura voltou-se às representações da mulher no contexto da narrativa, com destaque para as vivências familiares e as práticas socioculturais de reprodução da violência simbólica invisível e naturalizada pelo domínio masculino, relacionada às personagens Nelsa, Carmem e às mulheres pintadas. O estudo abordou nuances no campo do poder simbólico em meio aos sistemas estruturados, tais como a família e a religião. Ao analisarmos essas práticas e estruturas na ficção, o estudo visa ampliar o debate sobre a realidade empírica da condição de muitas mulheres no âmbito familiar e lançar luz para a consciência dessas formas simbólicas de opressão. As reflexões analisam os significados que direcionam a ordem familiar em seus aspectos culturais e ideológicos, no jogo que envolve o poder simbólico nas relações de ordem dominante, as quais são reveladas numa estrutura social impregnada de opressão à mulher e a supremacia do homem. Práticas conservadas e reproduzidas pela estrutura social, que precisam ser problematizadas e repensadas.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.