O ‘INFERNO DE TODOS NÓS’: O MOTE FAMILIAR EM ÁLBUM DE FAMÍLIA, DE NELSON RODRIGUES
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v7i10.5887Resumo
Este artigo aborda as questões desagradáveis na peça Álbum de família como a hipocrisia nos relacionamentos familiares e sociais, o abuso do pater familis, sexo, religião e incesto. Integrante de um ciclo de peças denominadas míticas, Álbum de família retrata um núcleo familiar que está na iminência de um colapso e tenta manter as aparências a todo custo. O mote da família é recorrente na dramaturgia de Nelson Rodrigues, sendo ela apresentada como cerne de todos os conflitos, sem escapatória para suas personagens. Contrário aos pressupostos sociais e religiosos de que a família é uma instituição sagrada, o dramaturgo a expõe como reduto de podridão, turbulências e males. Suas peças chocaram seu público contemporâneo porque justamente expunham de maneira escatológica o ser humano, resultando disso diversos codinomes pejorativos atribuídos ao escritor como anti-moralista, pervertido, maldito, entre outros. Da mesma maneira que outros artistas de vanguarda, sempre à frente de seu tempo, Nelson Rodrigues tornou-se o dramaturgo brasileiro mais reconhecido na atualidade. Especialmente na peça Álbum de família, selecionada para análise no artigo, observam-se críticas à família burguesa, patriarcal e tradicional, modelos discutíveis em nossa sociedade. O texto se utiliza de diversos recursos intertextuais como a paródia e a ironia, fazendo-se necessária uma leitura múltipla e polissêmica, contrária à leitura superficial e moralista por ocasião de sua publicação.
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