Efeito do uso de sistema de resfriamento adiabático evaporativo sobre a produção de leite no estado do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.18188/sap.v14i2.10320Palabras clave:
ambiência, bovinocultura de leite, conforto térmico, temperatura do arResumen
Este trabalho teve como objetivo avaliar o uso de sistema de resfriamento adiabático evaporativo (SRAE) como alternativa para melhorar as condições de ambiente térmico, visando à produção de leite (PL) de vaca com nível normal de produção de 15 e 35 kg dia-1. Para as estimativas do Índice de Temperatura e Umidade (ITU) e da PL foram utilizados dados de normais climatológicas de temperatura e umidade relativa do ar coletados nas estações meteorológicas da rede do IAPAR (Instituto Agronômico do Paraná) no Estado do Paraná. A utilização de SRAE do ar proporcionaria uma redução significativa (p<0,05) nos valores do ITU, em todas as localidades e períodos do ano estudados o que resultou em melhora na produção de leite. Para as regiões Leste, Norte e Oeste, no período de dezembro a fevereiro, foram observadas quedas na PL para animais de alta produção (35 kg dia-1), contudo, após simulação do uso de SRAE houve aumento na produção estimada de leite de 6,3%; 9,5% e 9,4%, respectivamente. A menor eficiência do uso de SRAE para a região Leste pode estar relacionada com os altos valores de umidade relativa do ar observados, o que reduz a eficiência do SRAE do ar. Desta forma, as condições de ambientes mais adequadas proporcionadas pelos SRAE justificam seu emprego desde que se considerem as condições locais, a época do ano e a categoria animal estudada.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.