Vivência universitária: proporcionando a compreensão da saúde e meio ambiente por meio da inclusão de jovens agricultores

Autores

  • Bartolomeu Tavares
  • Helaine Maruska Vieira Silva
  • Janaine Fragnam Peres
  • Neimar Afonso Sornberger
  • Renann Zanatta
  • Anelize Q. Amaral

DOI:

https://doi.org/10.18188/sap.v15i1.10401
Agências de fomento
Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia - CNPq

Palavras-chave:

Agricultor, oficinas pedagógicas, experiência universitária.

Resumo

Este trabalho teve como objetivo identificar as concepções da questão ambiental e de promoção à saúde através das declarações de 109 alunos da Educação Básica, residentes na zona rural que participaram de atividades nas oficinas pedagógicas do projeto de extensão “Construção coletiva para a promoção da saúde e para a melhoria da qualidade de vida e do ambiente”. Através de análise qualitativa (FLICK, 2004) dos resultados pode-se observar que a dinâmica propiciou participação ativa e maior envolvimento dos alunos com o processo de ensino e aprendizagem possibilitando concretização prática do conhecimento construído, no seu cotidiano. Conclui-se que os estudantes, filhos de agricultores, têm as mesmas aspirações acadêmicas dos jovens dos centros urbanos, contudo, esses jovens possuem um apego ao campo e se receberem o estímulo adequado para um encaminhamento acadêmico futuro que vise à atuação profissional no meio rural, reduziria a taxa de êxodo rural.

Downloads

Publicado

17-03-2016

Como Citar

TAVARES, B.; SILVA, H. M. V.; PERES, J. F.; SORNBERGER, N. A.; ZANATTA, R.; AMARAL, A. Q. Vivência universitária: proporcionando a compreensão da saúde e meio ambiente por meio da inclusão de jovens agricultores. Scientia Agraria Paranaensis, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 20–26, 2016. DOI: 10.18188/sap.v15i1.10401. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/scientiaagraria/article/view/10401. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos