Equipamentos, instalações e protocolos de mensuração de consumo de matéria seca em bovinos

Autores

  • Welder Angelo Baldassini
  • Antônio Carlos R. dos Santos
  • Geovani B. Feltrin
  • Marcelo Aranda da Silva Coutinho
  • André Lasmar Guimarães
  • Maria Eugênia Z. Mercadante
  • Amália Saturnino Chavez
  • Dante Pazzanese D. Lanna

DOI:

https://doi.org/10.18188/sap.v15i1.11528
Agências de fomento
À Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) - Processo nº 2014/22030-1 e a Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) pelo apoio financeiro.

Palavras-chave:

avaliações genéticas, bovinos, consumo, eficiência alimentar, tecnologias

Resumo

Dados de consumo de matéria seca (CMS) são fundamentais para o cálculo dos índices de eficiência alimentar, os quais norteiam as tomadas de decisões nos programas de seleção genética. Objetivou-se abordar as tecnologias disponíveis para medir o CMS em bovinos, os protocolos de mensuração de consumo, bem como a utilização destes nas avaliações genéticas. Entre as tecnologias, a identificação eletrônica por rádio frequência, acoplada a cochos com pesagem e armazenamento dos dados pode ser usada para o monitoramento do CMS ao longo do dia. Quando feito em baias individuais, o confinamento pode alterar o comportamento, desempenho e eficiência alimentar, e, consequentemente, a relevância dos dados nessas instalações pode ser questionada. O Calan-gate é um equipamento alternativo para baias coletivas, contudo animais dominantes podem conseguir acesso ao alimento dos subordinados. Já o GrowSafe, além de registrar o CMS de cada animal, efetua a medição do tempo (duração) e frequência (quantas vezes o animal frequenta o cocho). Visando qualidade dos dados de CMS e eficiência alimentar, os testes de desempenho devem ter duração mínima de 70 dias, contudo esse tempo pode variar de acordo com as diferenças biológicas entre os animais e variabilidade associada ao erro de medição. Vários trabalhos demonstram que existe de moderada a forte correlação genética entre os dados de CMS e os índices de eficiência alimentar, mostrando que considerável variação para esta característica existe entre os animais. Com isso, a seleção genética utilizando essas características aumentaria consideravelmente a rentabilidade no sistema de produção de bovinos de corte, sendo que a acurácia e precisão na mensuração do CMS são fundamentais nesse processo.

Downloads

Publicado

17-03-2016

Como Citar

BALDASSINI, W. A.; SANTOS, A. C. R. dos; FELTRIN, G. B.; COUTINHO, M. A. da S.; GUIMARÃES, A. L.; MERCADANTE, M. E. Z.; CHAVEZ, A. S.; LANNA, D. P. D. Equipamentos, instalações e protocolos de mensuração de consumo de matéria seca em bovinos. Scientia Agraria Paranaensis, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 5–14, 2016. DOI: 10.18188/sap.v15i1.11528. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/scientiaagraria/article/view/11528. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Revisões Bibliográficas