Caracterização socioeconômica e tecnológica dos produtores de leite em um modelo de propriedade associativista de Dracena, SP
DOI:
https://doi.org/10.18188/sap.v15i4.12381Palavras-chave:
agricultura familiar, associação, diagnóstico.Resumo
A agropecuária brasileira tem a pecuária leiteira como uma das principais cadeias econômicas. Juntamente com as grandes fazendas comerciais, há as pequenas propriedades, que utilizam pouca tecnologia, com baixa produtividade e rentabilidade, o que é típico da cidade de Dracena, SP, onde a produção leiteira média é de 2.700 mil litros. As pequenas propriedades consideradas como agriculturas familiares, em sua maioria participam de associações de produtores, como a Associação de Produtores Rurais de Dracena (APRD), em que por meio de cursos, auxílio de técnicos e cooperação beneficia todos os associados. Dessa Forma, este estudo teve como objetivo a caracterização socioeconômica e tecnológica dos produtores de leite do município de Dracena, SP e bem como a determinação dos principais problemas que caracterizam o sistema produtivo da associação. Foram utilizados censos estatísticos, juntamente com um Diagnóstico Rural Participativo realizado por entrevistas semiestruturadas e análise externa e interna da produção através da matriz SWOT. O principal problema encontrado pelos produtores foi a instabilidade do preço do leite, os maiores gastos com as rações e a necessidade de maior capitalização do sistema, uma vez que há a necessidade da construção e elaboração de estratégias para o sistema produtivo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.