Caracterização socioeconômica e tecnológica dos produtores de leite em um modelo de propriedade associativista de Dracena, SP

Autores

  • Daniela Dutra Estevam
  • Omar Jorge Sabbag

DOI:

https://doi.org/10.18188/sap.v15i4.12381
Agências de fomento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP.

Palavras-chave:

agricultura familiar, associação, diagnóstico.

Resumo

A agropecuária brasileira tem a pecuária leiteira como uma das principais cadeias econômicas. Juntamente com as grandes fazendas comerciais, há as pequenas propriedades, que utilizam pouca tecnologia, com baixa produtividade e rentabilidade, o que é típico da cidade de Dracena, SP, onde a produção leiteira média é de 2.700 mil litros. As pequenas propriedades consideradas como agriculturas familiares, em sua maioria participam de associações de produtores, como a Associação de Produtores Rurais de Dracena (APRD), em que por meio de cursos, auxílio de técnicos e cooperação beneficia todos os associados. Dessa Forma, este estudo teve como objetivo a caracterização socioeconômica e tecnológica dos produtores de leite do município de Dracena, SP e bem como a determinação dos principais problemas que caracterizam o sistema produtivo da associação. Foram utilizados censos estatísticos, juntamente com um Diagnóstico Rural Participativo realizado por entrevistas semiestruturadas e análise externa e interna da produção através da matriz SWOT. O principal problema encontrado pelos produtores foi a instabilidade do preço do leite, os maiores gastos com as rações e a necessidade de maior capitalização do sistema, uma vez que há a necessidade da construção e elaboração de estratégias para o sistema produtivo.

Downloads

Publicado

07-12-2016

Como Citar

ESTEVAM, D. D.; SABBAG, O. J. Caracterização socioeconômica e tecnológica dos produtores de leite em um modelo de propriedade associativista de Dracena, SP. Scientia Agraria Paranaensis, [S. l.], v. 15, n. 4, p. 408–415, 2016. DOI: 10.18188/sap.v15i4.12381. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/scientiaagraria/article/view/12381. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos