Estabilidade dimensional da madeira de clones de Eucalyptus spp.
DOI:
https://doi.org/10.18188/sap.v15i4.12999Palavras-chave:
Anisotropia de contração, qualidade da madeira, retratibilidade.Resumo
O estudo da estabilidade dimensional da madeira é essencial para sua utilização industrial, tanto na construção civil como na confecção de móveis. A instabilidade dimensional da madeira é um problema relevante que ocorre durante o seu beneficiamento, como consequência da mudança do teor de umidade, e que deve ser considerado para se determinar qual o melhor uso final para a mesma. Diante do exposto, o objetivo do presente trabalho foi avaliar as variações dimensionais máximas volumétricas e lineares, além da estabilidade da madeira de três clones de Eucalyptus spp. Para tanto, utilizou-se três diferentes híbridos de Eucalyptus: Eucalyptus saligna x Eucalyptus saligna, Eucalyptus urophylla x Eucalyptus grandis e Eucalyptus urophylla x Eucalyptus globulus. A confecção das amostras e a determinação da variação dimensional da madeira foram realizadas segundo a norma COPANT 30:1-005. Pôde-se concluir que o clone Eucalyptus urophylla x Eucalyptus globulus apresentou os melhores resultados referente às alterações dimensionais da madeira, e a respeito da estabilidade dimensional, os três clones apresentaram desempenho satisfatório, classificado como normal, podendo serem utilizados em produtos como mesas, armários e outras finalidades que permitem pequeno grau de empenamentos.Downloads
Publicado
07-12-2016
Como Citar
FREITAS, D. L. de; CARVALHO, D. E.; BELTRAME, R.; SANTOS, G. A. dos; GATTO, D. A.; HASELEIN, C. R. Estabilidade dimensional da madeira de clones de Eucalyptus spp. Scientia Agraria Paranaensis, [S. l.], v. 15, n. 4, p. 435–439, 2016. DOI: 10.18188/sap.v15i4.12999. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/scientiaagraria/article/view/12999. Acesso em: 13 out. 2024.
Edição
Seção
Artigos Científicos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.