Descrição do perfil do fuste de árvores por meio das funções de afilamento
DOI:
https://doi.org/10.18188/sap.v15i4.13318Palavras-chave:
manejo florestal, modelagem, multiproduto, sortimento florestal.Resumo
O objetivo desse trabalho foi resumir informações a respeito da utilização da modelagem do perfil do tronco de árvores por meio das funções de afilamento. Sabe-se que vários fatores exercem influência no crescimento das árvores e por consequência, na forma do tronco das mesmas. Com isso, as funções de afilamento são responsáveis por estudar a forma do tronco e suas variações que afetam diretamente no planejamento florestal. Assim, a modelagem é a ferramenta capaz de descrever o perfil do tronco e auxiliar no direcionamento da produção florestal para os diferentes segmentos empresariais. Visando melhorar as estimativas do inventário florestal, o aprimoramento das técnicas estatísticas de modelagem no país já fornecem resultados consideráveis. Exemplo disso tem-se os modelos mistos e a modelagem multivariada que inovam nesse segmento. Essas abordagens melhoraram ainda mais a precisão das estimativas, diminuindo custos e facilitando a tomada de decisões no manejo florestal.Downloads
Publicado
06-12-2016
Como Citar
NICOLETTI, M. F.; MACHADO, S. do A.; CARVALHO, S. de P. C. e; FIGUEIREDO FILHO, A.; SANQUETTA, C. R. Descrição do perfil do fuste de árvores por meio das funções de afilamento. Scientia Agraria Paranaensis, [S. l.], v. 15, n. 4, p. 365–372, 2016. DOI: 10.18188/sap.v15i4.13318. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/scientiaagraria/article/view/13318. Acesso em: 13 out. 2024.
Edição
Seção
Revisões Bibliográficas
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.