Produção de mudas de alface, pepino e pimentão em função da qualidade do espectro luminoso
DOI:
https://doi.org/10.18188/sap.v15i4.13415Palavras-chave:
Capsicum annuum, Cucumis sativus, Lactuca sativa, LEDs, seedling quality.Resumo
A resposta de mudas de alface, pepino e pimentão à qualidade do espectro luminoso em condições de iluminação contínua foi investigada em relação ao crescimento da planta, produção de matéria seca e índices de qualidade das mudas. Os diferentes tratamentos de qualidade de luz foram aplicados durante as etapas de germinação e crescimento de mudas, utilizando lâmpadas fluorescentes brancas ou diodos emissores de luz (LEDs) vermelha e azul à uma fluência de 30 e 25 µmol m-2 s-1 de densidade de fluxo de fótons fotossintéticos, respectivamente. Os tratamentos foram dispostos em um delineamento experimental inteiramente casualizado em esquema fatorial 3×2: três espécies de hortaliça (alface, pepino e pimenta doce) e dois tratamentos de qualidade de luz (luz fluorescente branca ou LEDs vermelha e azul), com quatro repetições. Os resultados mostraram que as hortaliças possuem distintas respostas de crescimento para os diferentes tratamentos de qualidade de luz. O número de folhas foi significativamente maior sob luz de LEDs azul e vermelha em comparação com a luz fluorescente branca, para as três espécies de hortaliças. O comprimento da parte aérea e o diâmetro do coleto das mudas de alface e pimentão foram significativamente maiores sob luz de LEDs azul e vermelha em comparação à luz fluorescente branca, enquanto as mudas de pepino não apresentaram diferenças significativas. O comprimento das raízes, a matéria seca de raízes e o índice de qualidade de Dickson (IQD) das mudas de pepino foram significativamente maiores sob luz de LEDs azul e vermelha, enquanto as mudas de alface e pimentão não foram afetadas significativamente. A matéria seca da parte aérea (MSPA) e a matéria seca total (MST) das mudas de alface e pepino foram maiores quando cultivada sob luz de LEDs azul e vermelha. A iluminação com comprimentos de onda azul e vermelha com LEDs resultou em mudas de pepino de melhor qualidade em comparação com a luz fluorescente branco fria. O crescimento da parte aérea das mudas de alface foi favorecido pela luz de LEDs azul e vermelha. As diferentes qualidades do espectro luminoso têm pouco efeito no crescimento e no desenvolvimento de mudas de pimentão.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.