Redução no tombamento de Fusarium sp. em plântulas de beterraba, pelo tratamento das sementes com óleo essencial de Aloysia citriodora Palau
DOI:
https://doi.org/10.18188/sap.v15i4.13451Palavras-chave:
Beta vulgaris L., fitopatologia, plantas medicinais, Verbenaceae.Resumo
O presente trabalho teve como objetivo principal, avaliar o potencial do uso do óleo essencial de Aloysia citriodora na indução de resistência em plântulas de beterraba ao tombamento causado por Fusarium sp. O trabalho foi realizado por meio do tratamento das sementes com concentrações (0,0625%; 0,125% e 0,25%) do óleo essencial de A. citriodora em água destilada mais espalhante adesivo Tween 80® (0,5%) e o tratamento testemunha (água destilada mais espalhante adesivo Tween 80® a 0,5%). As sementes, após tratadas com o óleo essencial, foram semeadas em substrato inoculado com Fusarium sp. Avaliou-se após 14 dias de implantação do experimento: a porcentagem de emergência aos 4 e 14 dias; a incidência de tombamentos de plântulas de pós-emergência; a massa verde; o comprimento de plântulas e análises bioquímicas dos tecidos vegetais (teor de proteínas totais, atividade enzimática de peroxidases, fenilalanina amônia-liase, β-1,3-glucanases e quitinases). Os resultados obtidos permitiram concluir que o óleo essencial desta planta aplicado nas sementes, diminuiu o tombamento causado por Fusarium sp. e induziu mecanismos bioquímicos de resistência, pelo aumento da atividade enzimática de peroxidases.Downloads
Publicado
07-12-2016
Como Citar
FREDDO, Álvaro R.; MAZARO, S. M.; BORIN, M. dos S. R.; BUSSO, C.; CECHIN, F. E.; ZORZZI, I. C.; DALACOSTA, N. L.; LEWANDOWSKI, A. Redução no tombamento de Fusarium sp. em plântulas de beterraba, pelo tratamento das sementes com óleo essencial de Aloysia citriodora Palau. Scientia Agraria Paranaensis, [S. l.], v. 15, n. 4, p. 453–459, 2016. DOI: 10.18188/sap.v15i4.13451. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/scientiaagraria/article/view/13451. Acesso em: 13 out. 2024.
Edição
Seção
Artigos Científicos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.