Efeito da adubação nitrogenada e correlações entre parâmetros morfogênicos e estruturais em pastos de capim-braquiária
DOI:
https://doi.org/10.18188/sap.v15i4.13498Palavras-chave:
Brachiaria decumbens, forragem, manejo, nitrogênioResumo
Objetivou-se por meio deste trabalho avaliar a associação entre características morfogênicas e estruturais da Brachiaria decumbens manejada em diferentes doses de nitrogênio. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos ao acaso com quatro repetições. Foram avaliados quatro doses de adubação nitrogenada: 100, 200, 300 e 400 kg ha-1 de N na forma de ureia, divididas em duas aplicações durante o período chuvoso (janeiro e março) e o tratamento controle, sem adubação. Observou-se incremento na taxa de aparecimento foliar (TApF), taxa de alongamento foliar (TAlF) e número de perfilhos (NP) de até 21,4%; 23,8% e 50,5% para a mais elevada dose de N (400 kg de N ha-1) em relação ao grupo controle, respectivamente. Houve correlação positiva (r = 0,53) (p<0,05) entre a TalF e duração de vida da folha (DVF). O filocrono apresentou alta correlação negativa (r = -0,81) (p<0,0001) com a TApF. Em relação ao comprimento final do colmo, não houve efeito de correlação (p>0,05) com as demais características analisadas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.