Desempenho pós-colheita de abacates cultivar ‘’fuerte’’ tratado com resveratrol
DOI:
https://doi.org/10.18188/sap.v15i4.13712Palavras-chave:
Armazenamento, Persea americana L., regulador vegetal.Resumo
O resveratrol é um composto antioxidante que tem como ação inibir a ocorrência de podridões e as perdas nutricionais e sensoriais dos frutos, em especial o abacate, que apresenta um amadurecimento muito rápido após a colheita principalmente quando armazenado em temperatura ambiente. Diante disso, o presente trabalho tem por objetivo avaliar a melhor dosagem de resveratrol no prolongamento da vida útil de abacates da variedade “Fuerte”. Os frutos ficaram imersos por 10 seg nas seguintes concentrações de resveratrol: 0,0; 1.000; 2.500; 3.500 e 4.500 mg L-1, com posterior armazenamento em temperatura ambiente por um período de 16 dias. A cada quatro dias os frutos foram analisados para as seguintes variáveis: perda de massa fresca, firmeza, sólidos solúveis, acidez titulável, pH, coloração da casca, taxa respiratória e ocorrência de podridões. O delineamento experimental foi em DIC fatorial, com cinco repetições. Com exceção da firmeza e do pH, o uso do resveratrol mostrou interação estatística em todas as variáveis analisadas. Independente da dosagem utilizada, o uso do resveratrol garantiu uma maior conservação dos abacates “Fuerte” de até quatro dias quando comparado à testemunha. As dosagens de 3500 e 4500 mg L-1 proporcionaram a manutenção das características físico-químicas.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.