Concentração espermática e fertilização artificial de ovócitos do híbrido tambacu (Colossoma macropomum x Piaractus mesopotamicus)
Palavras-chave:
espermatozóide, peixes, piscicultura, reproduçãoResumo
Objetivou-se com este trabalho determinar a melhor concentração espermática para fertilização dos ovócitos do híbrido tambacu (C. macropomum x P. mesopotamicus). Para isso, foram selecionadas duas fêmeas de tambaqui com maturação avançada, abdômen abaulado e papila genital avermelhada e quatro machos de pacu com liberação de sêmen mediante leve massagem abdominal no sentido crânio-caudal. As fêmeas e os machos foram induzidos à reprodução com extrato bruto de hipófise. As fêmeas liberaram em média 654 ± 182 g de ovócitos, sendo que cem gramas continham 1560 ovócitos, com uma razão de 170.040 ovócitos.kg-1. Os ovócitos foram distribuídos em cinco tratamentos e três repetições: C1 = 1 g, C2 = 1,5 g, C3 = 2 g, C4 = 2,5 g e C5 = 3 g. Os machos produziram em média 2 ± 0,3 mL de sêmen com 10x109 espermatozóides.mL-1 e média de 90% de motilidade. Para fertilização, utilizou-se 20 μL de sêmen fresco em cada repetição. A melhor relação espermatozóide/ovócitos foi encontrada no tratamento C4. Para melhorar a taxa de fertilização do híbrido tambacu recomenda-se 1 mL de sêmen de pacu para cada 125 g de ovócito do tambaqui.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.