Caracterização da estrutura diamétrica em três períodos de medição para o Parque Nacional do Iguaçu, Paraná
Palavras-chave:
função densidade de probabilidade, inventário florestal contínuo, weibull 3pResumo
O conhecimento da estrutura diamétrica de uma floresta é muito importante para a caracterização de seu estágio de desenvolvimento e para a tomada de decisões sobre o manejo florestal. Assim, este estudo visou à caracterização da estrutura diamétrica e a avaliação da aderência de funções densidade de probabilidade (FDP) para dados de distribuição de frequência em classes diamétricas de indivíduos arbóreos no Parque Nacional do Iguaçu (PNI) em três períodos de medição (2011, 2013 e 2015). Os dados utilizados foram provenientes de uma rede de parcelas permanentes, sendo 21 parcelas (20 x 100 m) que totalizam uma área amostral de 42.000 m², distribuídas ao longo do gradiente altitudinal do PNI, nas quais foram medidos todos os indivíduos arbóreos com DAP igual ou superior a 5 cm. Para identificar a distribuição diamétrica do PNI foram ajustadas as FDP’s mais utilizadas na área florestal, quais sejam: Normal, Lognormal, Beta, Gama, Weibull 3p e SB de Johnson. Para todos os períodos de medição, a distribuição diamétrica observada foi caracterizada pelo formato do “J-invertido”. A aderência foi avaliada através teste de Kolmogorov-Smirnov, que indicou as FDP’s Weibull 3p e SB de Johnson com aderência em todos os períodos, entretanto os melhores resultados foram obtidos com a FDP Weibull 3p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.