Produção agrícola: um estudo de caso no Assentamento Crajarí no município de Benjamin Constant - AM
Palavras-chave:
Agricultura familiar, sistema de produção, Alto Solimões.Resumo
O objetivo da pesquisa foi analisar a produção agrícola dos agricultores familiares do Assentamento Crajarí, que tem como principal característica, sistemas agroflorestais tradicionais ou técnicas agroecológicas. Esses sistemas são constituídos, na sua maioria, por cinco componentes: roça, capoeira (pousio), sítio (quintais), extrativismo e criação. A pesquisa foi desenvolvida no município de Benjamin Constant na região do Alto Solimões. Foi realizada no Assentamento Crajarí. Foram aplicadas vinte e duas entrevistas semiestruturadas, englobando aspectos: socioeconômicos, de produção, de comercialização e extrativismo. Os assentados possuem naturalidades diferentes, sendo a maioria do município de Atalaia do Norte. A mandioca (Manihot esculenta) é a espécie mais cultivada no assentamento. A produção agrícola tem dois destinos à comercialização e o consumo. Torna-se necessário sensibilizar a população em geral, para a valorização do agricultor familiar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.