Perfil do consumidor de leite e derivados no munícipio de Maringá, PR
DOI:
https://doi.org/10.18188/sap.v17i1.16254Palavras-chave:
Consumo, compras, produtos, sociodemográficasResumo
Objetivou-se com este estudo, analisar o perfil de consumidores de leite do Município de Maringá, PR e identificar os determinantes na escolha de produtos alimentícios. Foram aplicados formulários semiestruturados, contendo questões sociodemográficas e sobre o comportamento de consumo de 328 consumidores de leite do município de Maringá, PR. Os dados foram tabulados e analisados por meio de estatística descritiva. Variáveis sociodemográficas foram confrontadas frente aos fatores determinantes de compra. A grande parte da amostra entrevistada (60,50%) foi formada por pessoas do sexo feminino, com idade média acima de 31 anos, com ensino superior e renda de 5,88 salários mínimos ao mês. Entre esses, 46,50%, consome leite diariamente, com maior frequência de consumo para o leite UHT (Ultra High Temperature). Entre os entrevistados, independente do sexo, renda e grau de escolaridade, os critérios “qualidade” e “benefícios à saúde” foram os principais determinantes para as compras de alimentos; sendo estes inclusive, preponderantes ao “preço”. Os resultados demonstraram ainda, que os consumidores entrevistados estão preocupados com questões relacionadas à saúde e levam isso em consideração na hora de adquirir um produto. Produtos com esses apelos devem ser desenvolvidos pelos agentes do sistema agroindustrial do leite. Além disso, a baixa importância relativa do critério “preço” sugere que os consumidores entrevistados estão dispostos a pagar pelos que atendam às suas necessidades.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.