Análise estrutural e dinâmica de Gymnanthes klotzschiana (Müll. Arg.) em um fragmento de floresta ombrófila mista
DOI:
https://doi.org/10.18188/sap.v17i1.16267Palavras-chave:
Branquilho, crescimento, estrutura horizontal, ingresso, mortalidade.Resumo
A Gymnanthes klotzschiana é uma espécie arbórea pioneira característica das planícies aluviais da Floresta Ombrófila Mista, importante para a conservação das matas ciliares. Portanto este trabalho tem como objetivo analisar a estrutura e a dinâmica de G. klotzschiana em um fragmento de Floresta Ombrófila Mista. Os dados utilizados na pesquisa provêm de um censo (inventário 100%) realizado nos anos de 2007, 2010 e 2013 no Capão da Engenharia Florestal, situado na Universidade Federal do Paraná, Curitiba (PR), com área total de 15,2 ha. As medições foram realizadas em intervalos de 3 anos, sendo mensuradas e identificadas todas ás árvores com circunferência à altura do peito superiores a 30 cm. As análises estruturais foram realizadas com base nos parâmetros populacionais por espécie e a dinâmica foi obtida por meio do acompanhamento do crescimento, ingresso e mortalidade entre os períodos de medição. Os resultados mostram um aumento de indivíduos entre as três medições, passando de 120 para 256 indivíduos, consequentemente, houve um incremento considerável em área basal entre as medições, de 3,26 m² para 6,2 m². A taxa de incremento periódico anual em diâmetro aumentou de 0,31 cm/ano para 0,34 cm/ano, e o incremento periódico anual em área transversal majorou de 0,0280 m² ha-1 para 0,0397 m² ha-1. A taxa de ingresso aumentou gradativamente, enquanto não houve mortalidade no período de medições. A G. klotzschiana possui alto valor de importância para a Floresta Ombrófila Mista, bem como uma dinâmica que favorece o desenvolvimento de outras espécies.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.