Variabilidade genética em genótipos de café resistentes à ferrugem utilizados em programas de melhoramento
Palavras-chave:
Anatomia foliar, banco de germoplasma, divergênciaResumo
Objetivou-se com esse trabalho caracterizar e determinar a diversidade genética, com base na anatomia foliar, entre acessos de café resistentes a ferrugem, do Banco de Germoplasma de Minas Gerais, utilizados em programas de melhoramento genético. Para as avaliações anatômicas foram utilizados 20 acessos de cafeeiros, que são utilizados por instituições de pesquisa em programas de melhoramento genético visando resistência a ferrugem. Foram coletadas oito folhas completamente expandidas de cada acesso, do terceiro nó de ramos plagiotrópicos, do terço médio das plantas. Posteriormente as folhas foram levadas ao laboratório onde foram realizadas as análises. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado, considerando 20 acessos e 3 repetições. Os acessos estudados apresentaram ampla variabilidade genética, em relação as características anatômicas foliares. Os acessos Villa Sarchi, Híbrido de Timor UFV 376-31, Híbrido de Timor UFV 427-15 e F840 x Híbrido de Timor UFV 457-12 tiveram seis maiores médias entre as dez características anatômicas avaliadas. Os acessos Villa Sarchi (MG 210), F840 x Híbrido Timor UFV 457-13 (MG 503) e Híbrido Timor UFV 376-31 (MG 279) além de apresentarem as maiores médias com base nas características anatômicas também estão entre os mais divergentes de acordo com os agrupamentos utilizados, sendo portanto, materiais potenciais para futuros cruzamentos com o objetivo de integrar programas de melhoramento genético
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.