Diversidade de insetos associada à cultura da canola na região sul do Paraguai
Palavras-chave:
Brassica napus, insetos-praga, identificação de insetos, diversificação de artrópodes.Resumo
O cultivo da canola está difundido no Paraguai, sendo considerada uma das espécies utilizadas em rotação de cultura. O reconhecimento dos organismos presentes no cultivo é de fundamental importância para o desenvolvimento de programas de manejo integrado deste sistema agrícola. Diante disso o objetivo deste trabalho foi realizar o levantamento populacional de insetos na cultura da canola (Brassica napus L. var. oleifera) em estádio F2 ao G1 em plena floração, para determinação e classificação de insetos polinizadores, predadores e pragas da cultura na região sul do Paraguai. O levantamento foi conduzido de junho a julho de 2013, na região do Alto Paraná, Município de Naranjal, ao Sul do Paraguai, em uma área de 100 ha, cultivada com híbrido de canola Hyola 61. A amostragem dos insetos foi realizada diariamente durante o período de florescimento através do método ativo, coletando insetos usando rede entomológica e o pano-de-batida. Os resultados demonstraram uma grande quantidade de insetos fitófagos, 76% do total coletado, destacando-se Diabrotica speciosa (34%), Plutella xylostella (14,6%) e Helicoverpa zea (6%). Os insetos polinizadores representaram 24% do total, destacando Apis melifera (10,2%), Trigona spenipis (5,4%) e Astylus variegatus (7,3%). Os insetos predadores representaram um total de 3,5%, sendo os coccinelídeos encontrados, a Harmonia axyrydis, Cycloneda sanguínea e Eriops conexa. O índice de diversidade de shannon, de margalef e de uniformidade foram respectivamente, 0,8270, 2,1910 e 0,2125, demonstrando uma diversidade das espécies no levantamento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.