Geleia real e o seu papel no superorganismo Apis mellifera
Mots-clés :
Abelhas africanizadas, colônia, produção apícola, seleção genética.Résumé
Nas abelhas da espécie Apis mellifera, tanto as operárias quanto as rainhas se desenvolvem a partir de ovos fertilizados. O alimento que as larvas recebem determinará o seu destino, rainha ou operária. Entretanto, esta simplificação encobre a beleza dos detalhes de um processo muito mais complexo. Por esse motivo, a geleia real tem atraído o interesse de muitos pesquisadores, tanto na área da biologia comportamental quanto na de nutrição de abelhas. Diante disso, o objetivo deste trabalho é sintetizar a importância da geleia para os indivíduos que compõem o superorganismo numa colônia de abelhas melíferas, divulgando os estudos mais recentes sobre o tema, bem como sua produção comercial e a situação atual do mercado internacional na comercialização desse produto.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.