Controle de doenças foliares do milho com fosfito de potássio
Palavras-chave:
Cercospora, helmintosporiose, Exserohilum turcicum, mancha branca, Phaeosphaeria maydis.Resumo
Esse estudo teve como objetivo avaliar a eficiência da aplicação de fosfito de potássio (PHOS UP PK 28-26®) em diferentes doses e estádios de crescimento da planta para o controle dePhaeosphaeria maydis, Cercospora zeae-maydis e Exserohilum turcicum na cultura do milho 2a safra, bem como a produtividade dos híbridos. Dois experimentos distintos com fosfito, testemunha sem aplicação e fungicida epoxiconazole + piraclostrobina (Ópera®), foram conduzidos nas safras agrícolas, 2008/2009 e 2010, no mesmo local. O delineamento experimental foi em blocos completos, com tratamentos ao acaso e quatro repetições. Foram avaliadas a severidade das doenças com escala diagramática e a produtividade. Foram observados diferentes comportamentos de acordo com a cultivar e as safras avaliadas, no entanto, o fosfito diminuiu a severidade das doenças foliares de milho. O tratamento 2,0 L ha-¹ nos estágios V6 e V10 apresentou controle intermediário entre o fungicida e a testemunha sem aplicação, reduzindo a severidade das doenças avaliadas. Os tratamentos com fungicida promoveram incremento de produtividade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.