Levantamento bibliométrico de fungos nematófagos no controle dos nematoides das galhas

Autores

  • Marlon Henrique Hahn Universidade Federal do Paraná
  • Henrique Da Silva Silveira Duarte Universidade Federal do Paraná
  • Louise Larissa May De Mio Universidade Federal do Paraná
  • Odair José Kuhn Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Agências de fomento
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Dra. Raquel Rejane Bonato Negrelle, Universidade Federal do Paraná, Dr. Wagner Vicente Pereira

Palavras-chave:

Meloidogyne spp., controle biológico, diversidade

Resumo

Os nematoides das galhas (Meloidogyne spp.) estão distribuídos por diversos países do mundo parasitando plantas de interesse econômico. Vários estudos foram realizados com espécies de fungos nematófagos para o controle desses patógenos, e um levantamento bibliométrico possibilitará conhecer: i) os principais países que mais publicaram estudos com fungos nematófagos para o controle de Meloidogyne spp.; ii) o aspecto temporal das publicações e das descobertas de novas espécies de fungos nematófagos; iii) as principais espécies de fungos nematófagos; iv) as espécies de Meloidogyne spp. foco das pesquisas; v) as condições de realização das pesquisas e vi) as principais plantas hospedeiras de Meloidogyne spp. estudadas. O levantamento apontou a Índia como o país que mais publicou entre os anos de 1976 e 2017, seguida pelo Brasil. A frequência das publicações apresentou picos na década de 1990 e pós o ano 2000. Das 185 espécies de fungos nematófagos estudadas, a espécie mais frequente foi Pochonia chlamydosporia. Os fungos nematófagos tiveram como alvo 9 espécies de Meloidogyne, sendo M. incognita e M. javanica as mais estudadas no mundo e no Brasil, respectivamente. Em 71,0% e 89,5% das ocorrências internacionais e brasileiras, respectivamente, foram realizados experimentos em condição in vivo, no qual Solanum lycopersicum foi o hospedeiro mais estudado. Muitos avanços ocorreram nos últimos 30 anos no controle biológico de nematoides por fungos nematófagos.

Biografia do Autor

Marlon Henrique Hahn, Universidade Federal do Paraná

Engenheiro Agrônomo, Doutorando, Programa de Pós-Graduação em Agronomia - Produção Vegetal

Henrique Da Silva Silveira Duarte, Universidade Federal do Paraná

Engenheiro Agrônomo, Dr., Professor da UFPR

Louise Larissa May De Mio, Universidade Federal do Paraná

Engenheira Agrônoma, Dra., Professora da UFPR

Odair José Kuhn, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Engenheiro Agrônomo, Dr., Professor da UNIOESTE

Downloads

Publicado

11-02-2019

Como Citar

HAHN, M. H.; DUARTE, H. D. S. S.; MIO, L. L. M. D.; KUHN, O. J. Levantamento bibliométrico de fungos nematófagos no controle dos nematoides das galhas. Scientia Agraria Paranaensis, [S. l.], v. 17, n. 4, p. 389–397, 2019. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/scientiaagraria/article/view/19098. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Revisões Bibliográficas