Produção de matéria seca, composição química e radicular de leguminosas forrageiras tropicais semeadas por fezes bovinas

Autores

  • Bruno Borges Deminicis Universidade Federal do Sul da Bahia
  • Henrique Duarte Vieira Universidade Estadual do Norte Fluminense
  • Renata Gomes da Silveira Deminicis Universidade Estadual de santa Cruz
  • Erico da Silva Lima FMU - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas
  • Tiago Neves Pereira Valente Instituto Federal Goiano
  • Mariá Moraes Amorim Universidade estadual do Norte Fluminense
  • Alberto Chambela Neto Instituto Federal do Espírito Santo
Agências de fomento
FAPERJ, CAPES e CNPQ

Palavras-chave:

folha, haste, sementes, raízes, macrotiloma, cunhã e soja perene.

Resumo

Objetivou-se avaliar a produção de matéria seca da parte aérea e radicular e composição bromatológica de três leguminosas forrageiras tropicais (Clitorea ternatea, Macrotyloma axillare e Neonotonia wightii) que após terem suas sementes passadas pelo trato digestório de bovinos, germinaram e se desenvolveram em placas fecais bovinas. O delineamento experimental adotado foi inteiramente casualizado, em um esquema fatorial 3 (espécies) x 3 (intervalos de dispersão: entre 12 e 18; entre 18 e 24, entre 24 e 30 h), com quatro repetições. Foram oferecidos 50 g de sementes misturadas a 150 g de suplemento mineral para bovinos (5 animais) por repetição. As fezes bovinas foram coletadas e alocadas em vasos, onde permaneceram por 120 dias. Ao fim deste período, as plantas presentes nas fezes foram contadas e cortadas e foram realizadas analises para determinação da produção de matéria seca da parte aérea e radicular, teor de proteína bruta (PB), fibra em detergente neutro (FDN) e fibra em detergente ácido (FDA). As plantas desenvolvidas nas fezes foram capazes de produzir 2,54 g de MS por planta. A espécie soja perene apresentou a maior produção de matéria seca da parte aérea (2,81 g/planta) e radicular (2,05 g/planta). Os teores de PB, FDN e FDA não sofreram alterações dentro dos períodos de dispersão em que as sementes foram cultivadas.

Downloads

Publicado

24-11-2018

Como Citar

DEMINICIS, B. B.; VIEIRA, H. D.; DEMINICIS, R. G. da S.; LIMA, E. da S.; VALENTE, T. N. P.; AMORIM, M. M.; CHAMBELA NETO, A. Produção de matéria seca, composição química e radicular de leguminosas forrageiras tropicais semeadas por fezes bovinas. Scientia Agraria Paranaensis, [S. l.], v. 17, n. 3, p. 282–287, 2018. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/scientiaagraria/article/view/19610. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos