Adubação nitrogenada com auxílio do medidor portátil de clorofila em trigo de duplo propósito
Agências de fomento
Palavras-chave:
Triticum aestivum. Nitrogênio. SPAD.Resumo
Uso de instrumentos para medir o índice de clorofila é uma forma indireta de medir a absorção de nitrogênio (N) e o estado nutricional da cultura, sendo que a clorofila está diretamente relacionada com o teor de N na planta. Objetivou-se no trabalho avaliar o manejo de adubação nitrogenada em trigo de duplo propósito com o auxílio do medidor portátil de clorofila. Os tratamentos foram baseados na recomendação da análise química do solo. O delineamento utilizado foi blocos casualizados, com 5 repetições e 4 tratamentos, num total de 20 parcelas. Os tratamentos foram: T1 (testemunha) = 0 kg de N ha-1; T2 = 50% da dose recomendada de N (218,5 kg ha-1 de nitrato de amônio); T3 = 100% da dose recomendada (437 kg ha-1 de nitrato de amônio); T4 = 200% da dose recomendada (874,1 kg ha-1 de nitrato de amônio). O tratamento dose recomendada resultou em um incremento significativo no teor de proteína da cultura, porém o teor de nitrogênio e índice de clorofila elevou linearmente até o tratamento com o dobro da dose. As doses recomendadas de N aumentaram 80% o teor de N; 96% a proteína bruta e 90% a leitura SPAD para a cultivar BRS Tarumã de trigo. O uso do aparelho clorofilômetro para a determinação do índice de clorofila é um método eficiente que possibilita determinar instantaneamente o teor de N na folha, auxiliando na identificação de deficiências nutricionais, e na determinação do teor de proteína bruta da folha para manejo de corte em trigo de duplo propósito.Downloads
Publicado
11-02-2019
Como Citar
LEUZE, I.; KLEIN, L. P.; SEGATTO, C.; CIGEL, C.; LAJÚS, C. R.; CERICATO, A. Adubação nitrogenada com auxílio do medidor portátil de clorofila em trigo de duplo propósito. Scientia Agraria Paranaensis, [S. l.], v. 17, n. 4, p. 420–425, 2019. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/scientiaagraria/article/view/19643. Acesso em: 3 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos Científicos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.