Biometria das fibras e o ângulo microfibrilar em genótipos de eucalipto
Keywords:
Eucalyptus. Ângulo microfibrilar. Anatomia da madeiraAbstract
As propriedades tecnológicas da madeira podem ser influenciadas pelas características do xilema secundário, como as dimensões das fibras, o comprimento e a espessura, e, ainda, o ângulo microfibrilar na parede secundária. Diante do exposto, objetivou-se com o presente trabalho avaliar as dimensões das fibras em função do ângulo microfibrilar da madeira de seis genótipos de eucalipto, no sentido medula-casca, provenientes de três regiões de Minas Gerais. As análises biométricas das fibras foram realizadas de acordo com a norma para anatomia da madeira do comitê IAWA. Para o ângulo microfibrilar o método utilizado foi o de luz polarizada. Os genótipos se comportaram de forma distintas entre si, com destaque para os constituídos apenas por E. urophylla que obetiveram maiores valores de biométricos das fibras. Houve diferenças significativas para comprimento e espessura da parede das fibras entre os genótipos estudados e as posições radiais. Para o ângulo microfibrilar não houve diferenças significativas entre os genótipos e as posições radiais. No entanto, houve uma tendência onde, conforme o comprimento e a espessura da parede das fibras aumentam no sentido medula-casca, o ângulo microfibrilar diminui. Os fatores genéticos e a idade dos indivíduos podem ter influenciado os resultados.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.