Crescimento e produtividade da soja em resposta ao uso de inoculantes, consórcio e nitrogênio foliar
Agências de fomento
Palavras-chave:
coinoculação, fixação biológica de nitrogênio (FBN), nitrogênio foliarResumo
O objetivo deste estudo foi avaliar a associação entre as bactérias da espécie Bradyrhizobium japonicum e Azospirillum brasilense coinoculadas e o uso de nitrogênio (N) foliar no crescimento e produtividade de soja, sob sistema de integração lavoura-pecuária. O experimento foi conduzido na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Dois Vizinhos, na safra 2014/15. O delineamento experimental utilizado foi blocos ao acaso, em esquema fatorial 2 (A) x 3 (B) x 2 (C) [A = uso ou não de ervilhaca em consórcio com aveia e azevém antecedendo a soja, B = uso de inoculação com B. japonicum, coinoculado com B. japonicum + A. brasilense e controle (sem inoculante) e C = aplicação ou não de N foliar na concentração de 33%, em estádio de plena floração (R2)], contendo 3 repetições. Os parâmetros avaliados foram: número de nódulos, biomassa seca de raízes e parte aérea, altura da planta, número de plantas por m², número de vagens e grãos por planta, massa de mil grãos e produtividade de soja em kg ha-1. A coinoculação gerou aumento da nodulação inicial, porém não apresentou efeito sobre o crescimento e produtividade de plantas de soja, assim como no tratamento com N foliar. O nitrogênio foliar apresentou efeito sinérgico compensatório para a produtividade de grãos de soja, na ausência da ervilhaca, obtendo incremento de 525,9 kg ha-1 para o tratamento com Bradyrhizobium japonicum sem ervilhaca e sem aplicação de nitrogênio foliar em relação ao tratamento controle sem ervilhaca e sem aplicação de nitrogênio foliar.Downloads
Publicado
11-02-2019
Como Citar
SCHNEIDER, R. J.; OLIGINI, K. F.; DETONI, M. J.; BATISTA, V. V.; SARTOR, L. R. Crescimento e produtividade da soja em resposta ao uso de inoculantes, consórcio e nitrogênio foliar. Scientia Agraria Paranaensis, [S. l.], v. 17, n. 4, p. 456–464, 2019. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/scientiaagraria/article/view/20384. Acesso em: 23 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos Científicos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.