Desenvolvimento de substratos alternativos para o cultivo de cogumelos comestíveis e medicinal
DOI:
https://doi.org/10.18188/sap.v0i0.2039Palavras-chave:
resíduos de mandioca, Lentinula edodes, shiitake, Agaricus blazei, Pleurotus sajor-cajuResumo
Devido a crescente procura por alimentos saudáveis, o cultivo de cogumelos comestíveis tem ganhado importância. Com o objetivo de avaliar o potencial de resíduos de fecularias na elaboração de substratos para o cultivo de Pleurotus sajor-caju, Lentinula edodes e Agaricus blazei, realizou-se ensaios com resíduos de mandioca, eucalipto e pinus em meio sólido (batata-dextrose-ágar - BDA) e meio líquido (BD). Para tanto, substituiu-se a dextrose (2%) (fonte de carbono) pelos substratos casquinha, resíduo de fécula e fibra de mandioca, pó de pinus e pó de eucalipto ou pelos compostos: I (50% pó de eucalipto + 25% casquinha + 25% resíduo de fécula), II (25% pó de eucalipto + 50% casquinha + 25% resíduo de fécula) e III (25% pó de eucalipto + 25% casquinha + 50% resíduo de fécula). BDA e BD foram as testemunhas para os meios sólido e líquido, respectivamente. Para avaliar a produção de basidiocarpos, L. edodes e P. sajor-caju foram cultivados nos compostos I, II e III, acondicionados em sacos de polipropileno (15 x 24 cm). A casquinha e a entrecasca/fibra foram os tratamentos que mais estimularam o crescimento micelial em meio sólido, enquanto que para o meio líquido foram a casquinha e a fécula. No composto II em meio sólido, e no composto I em meio líquido, houve o maior crescimento micelial. Nenhum substrato proporcionou a produção de basidiocarpos de L. edodes, mas apenas de primórdios, que foi mais intensa no substrato I. Para P. sajor-caju, maior produção de basidiocarpos foi obtida no substrato I, seguida pelo substrato II. Os resultados indicam o potencial desses resíduos para a produção de cogumelos de A. blazei, L. edodes e P. sajor-caju.Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
ASSI, L.; STANGARLIN, J. R.; ZANELLA, A. L.; CARRÉ, V.; BECKER, A.; SHIKIDA, S. A.; FRANZENER, G. Desenvolvimento de substratos alternativos para o cultivo de cogumelos comestíveis e medicinal. Scientia Agraria Paranaensis, [S. l.], p. p.41–51, 2000. DOI: 10.18188/sap.v0i0.2039. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/scientiaagraria/article/view/2039. Acesso em: 28 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.