Flora apícola em fragmentos de mata ciliar no município de Marechal Cândido Rondon – Pr
DOI:
https://doi.org/10.18188/sap.v0i0.2055Palavras-chave:
abelhas, ecologia, mata ciliarResumo
As matas ciliares vêm sendo alvo de todo o tipo de degradação e a necessidade de recuperação desses corredores de biodiversidade faz da apicultura uma importante aliada, pelo papel das abelhas na reprodução de diversas plantas nativas existentes nessas áreas. Este trabalho objetivou relacionar as plantas apícolas presentes em manchas de mata ciliar, em duas localidades do município de Marechal Cândido Rondon – PR, no período de setembro de 2002 a maio de 2004. O mês e o período de florescimento das plantas e a espécie de abelha visitante (Apis mellifera e Tetragonisca angustula) foram anotados. Ao todo foram inventariadas 28 espécies de plantas, pertencentes a 24 gêneros e 16 famílias. Comparando-se as duas áreas, constatou-se que houve coincidência de 8 famílias, 12 gêneros e 11 espécies. A família com maior número de espécies presentes e visitadas pelos dois gêneros de abelhas foi a Asteracea.Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
GARCIA, R. C.; CURTI, M.; LOHMANN, T. R.; PIRES, B. G.; CAMARGO, S. C.; BRIETZKE, A. L.; FÜLBER, V. M.; MACHADO, M. R. Flora apícola em fragmentos de mata ciliar no município de Marechal Cândido Rondon – Pr. Scientia Agraria Paranaensis, [S. l.], p. p. 91–100, 2000. DOI: 10.18188/sap.v0i0.2055. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/scientiaagraria/article/view/2055. Acesso em: 29 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.