Produtividade de cultivares de soja sob diferentes populações e volumes de calda na aplicação de fungicida
Agências de fomento
Resumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar a produtividade de soja em diferentes populações de plantas e diferentes volumes de calda na aplicação de fungicida no município de Maripá (PR). Foram realizados dois experimentos, sendo o primeiro na safra 2013/2014 utilizando cinco tratamentos e delineamento experimental de blocos ao acaso com 8, 12 e 17 plantas m-1, espaçamento de 0,45 m, 8 sementes m-1 com espaçamento de 0,225 m e 8 sementes m-1, com plantio cruzado (0,45 x 0,45 m). O segundo experimento foi conduzido na safra 2014/2015 utilizando delineamento experimental de blocos ao acaso em esquema fatorial (3 x 2) compreendendo três populações, 16, 12 e 8 plantas m-1 com dois volumes de calda de aplicação de fungicida de 120 e 165 L ha-1. Analisaram-se as variáveis inserção da última vagem (IUV), inserção da primeira vagem (IPV), massa de 100 grãos (M100), número de vagens por planta (NV) e a produtividade total (PROD), em ambos os experimentos, com teste de Tukey a 5% de significância. No primeiro experimento, as variáveis IUV, M100 e PROD não apresentaram diferença estatística, enquanto que, menores populações obtiveram menor IPV e apenas a menor população obteve maior NV. No segundo experimento não houve diferença estatística para nenhum dos parâmetros avaliados entre a população e também entre os volumes de calda. Também não interação entre as populações e volumes de calda. Portanto, não houve incremento nem perda da produtividade com a redução da população de soja das cultivadas utilizadas, não houve alteração da produtividade com mudança do volume de calda de aplicação de fungicidas, além disso, o plantio cruzado não é viável para o plantio da soja.Downloads
Publicado
11-02-2019
Como Citar
NEIVERTH, A. A.; KORBER, A. H. C.; TAMKE, R. A.; PINTO, L. P.; FRIGO, E. P.; KUNZ, V. L. Produtividade de cultivares de soja sob diferentes populações e volumes de calda na aplicação de fungicida. Scientia Agraria Paranaensis, [S. l.], v. 17, n. 4, p. 501–506, 2019. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/scientiaagraria/article/view/20661. Acesso em: 2 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos Científicos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.