Produtividade de cultivares de soja sob diferentes populações e volumes de calda na aplicação de fungicida

Autores

  • Andreas Alan Neiverth Universidade Federal do Paraná - Setor Palotina.
  • Angelo Henrique Canan Korber Universidade Federal do Paraná - Setor Palotina
  • Ricardo Alex Tamke Universidade Federal do Paraná - Setor Palotina
  • Luana Patrícia Pinto Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus Cascavel.
  • Elisandro Pires Frigo Professor Adjunto da Universidade Federal do Paraná - Setor Palotina
  • Vilson Luis Kunz Professor Adjunto da Universidade Federal do Paraná - Setor Palotina
Agências de fomento

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar a produtividade de soja em diferentes populações de plantas e diferentes volumes de calda na aplicação de fungicida no município de Maripá (PR). Foram realizados dois experimentos, sendo o primeiro na safra 2013/2014 utilizando cinco tratamentos e delineamento experimental de blocos ao acaso com 8, 12 e 17 plantas m-1, espaçamento de 0,45 m, 8 sementes m-1 com espaçamento de 0,225 m e 8 sementes m-1, com plantio cruzado (0,45 x 0,45 m). O segundo experimento foi conduzido na safra 2014/2015 utilizando delineamento experimental de blocos ao acaso em esquema fatorial (3 x 2) compreendendo três populações, 16, 12 e 8 plantas m-1 com dois volumes de calda de aplicação de fungicida de 120 e 165 L ha-1. Analisaram-se as variáveis inserção da última vagem (IUV), inserção da primeira vagem (IPV), massa de 100 grãos (M100), número de vagens por planta (NV) e a produtividade total (PROD), em ambos os experimentos, com teste de Tukey a 5% de significância. No primeiro experimento, as variáveis IUV, M100 e PROD não apresentaram diferença estatística, enquanto que, menores populações obtiveram menor IPV e apenas a menor população obteve maior NV. No segundo experimento não houve diferença estatística para nenhum dos parâmetros avaliados entre a população e também entre os volumes de calda. Também não interação entre as populações e volumes de calda. Portanto, não houve incremento nem perda da produtividade com a redução da população de soja das cultivadas utilizadas, não houve alteração da produtividade com mudança do volume de calda de aplicação de fungicidas, além disso, o plantio cruzado não é viável para o plantio da soja.

Biografia do Autor

Andreas Alan Neiverth, Universidade Federal do Paraná - Setor Palotina.

Graduado em Agronomia pela Universidade Federal do Paraná – Setor Palotina (2016)

Angelo Henrique Canan Korber, Universidade Federal do Paraná - Setor Palotina

Graduado em Agronomia pela Universidade Federal do Paraná – Setor Palotina (2016)

Ricardo Alex Tamke, Universidade Federal do Paraná - Setor Palotina

Graduado em Agronomia pela Universidade Federal do Paraná – Setor Palotina (2016)

Luana Patrícia Pinto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus Cascavel.

Graduada em Ciências Biológicas, bacharelado pela Universidade Federal do Paraná – Setor Palotina (2017), Mestranda em Engenharia Agrícola, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus Cascavel

Elisandro Pires Frigo, Professor Adjunto da Universidade Federal do Paraná - Setor Palotina

Graduado em Engenharia Agrícola pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai (2002), Mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus Cascavel (2005), Doutorado em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista, Campus Botucatu (2008). Atualmente é Professor Adjunto pela Universidade Federal do Paraná – Setor Palotina

Vilson Luis Kunz, Professor Adjunto da Universidade Federal do Paraná - Setor Palotina

Graduado em Agronomia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, (2004), Mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus Cascavel (2007), Doutorado em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista, Campus Botucatu (2010)

Downloads

Publicado

11-02-2019

Como Citar

NEIVERTH, A. A.; KORBER, A. H. C.; TAMKE, R. A.; PINTO, L. P.; FRIGO, E. P.; KUNZ, V. L. Produtividade de cultivares de soja sob diferentes populações e volumes de calda na aplicação de fungicida. Scientia Agraria Paranaensis, [S. l.], v. 17, n. 4, p. 501–506, 2019. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/scientiaagraria/article/view/20661. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos