Desempenho agronômico de cultivares de soja e épocas de semeadura, em solo glei húmico com sistema de camalhões
Agências de fomento
Resumo
A soja é uma cultura de grande potencial produtivo e econômico no Brasil, porém não tolera grandes períodos de inundações. Seu cultivo com cultivares precoces é uma prática comum no Sul do Estado do Mato Grosso do Sul, visando a safrinha do milho, no entanto, pouca pesquisa é relatada sobre esse fato. Diante do exposto, objetivou-se com o presente trabalho avaliar algumas características agronômicas de três cultivares de soja, semeadas em três épocas, com sistema de preparo do solo feito em camalhões. O experimento foi realizado na Fazenda Águas da Fortuna, Itaporã (MS). O solo é classificado como Glei Húmico, com deficiência em drenagem. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado (DIC), em esquema de parcelas subdivididas, com as parcelas arranjadas em três épocas de plantio (25/09/15, 20/10/15 e 15/11/15) e as subparcelas em três cultivares de soja (BMX Ponta, Coodetec 2728 e Monsoy 6410), contendo 4 repetições. As variáveis analisadas foram a altura de planta, o diâmetro do caule, a massa de 100 grãos e a produtividade da cultura. Semeaduras realizadas na primeira época (setembro) resultam em maior desenvolvimento da cultura e rendimentos de grãos de soja das cultivares Monsoy 6410 e BMX Ponta, quando cultivadas em várzea, com sistema de camalhões.Downloads
Publicado
20-04-2019
Como Citar
LARA JÚNIOR, J. A. de; SOUZA, C. M. A. de; ARCOVERDE, S. N. S.; CECCON, G.; SOARES, A. M. Desempenho agronômico de cultivares de soja e épocas de semeadura, em solo glei húmico com sistema de camalhões. Scientia Agraria Paranaensis, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 9–14, 2019. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/scientiaagraria/article/view/20694. Acesso em: 12 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos Científicos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.