Comercialização e aspectos higiênico-sanitários do pescado em feiras livres no agreste paraibano
Agências de fomento
Resumo
A feira livre é uma forma de comércio ao ar livre, com periodicidade semanal, onde estão disponíveis produtos diversos, sendo o pescado amplamente comercializado. Apesar das feiras desempenharem um importante papel socioeconômico, a falta de fiscalização e cuidados com a manipulação dos alimentos perecíveis comercializados pode vir a trazer consequências indesejáveis ao consumidor. Diante do exposto, objetivou-se com o presente trabalho caracterizar aspectos comerciais e higiênico-sanitários do pescado em feiras livres em três municípios do agreste paraibano. Os dados foram coletados a partir de questionários previamente elaborados aplicados aos comerciantes, nas feiras livres dos municípios de Bananeiras, Solânea e Belém. Foram avaliados aspectos comerciais (espécies de pescado, cortes, preço, espécie mais vendida e volume de vendas) e higiênico-sanitários (condições de armazenamento, higiene dos utensílios e manipulação do pescado). Foram comercializadas 23 espécies de pescado nas três feiras livres, das quais, 13 são espécies de água salgada e 10 são peixes de água doce. O principal corte praticado foi inteiro/eviscerado e a tilápia é a espécie mais comercializada. Os preços praticados variaram entre R$ 20,00 para venda do dourado e R$ 12,00 para piaba, traíra e tilápia. O uso de equipamentos individuais e boas práticas de manipulacão de alimentos em feiras não são praticados de forma integral pelos feirantes. As condições higienico-sanitárias nas feiras livres encontram-se insatisfatórias.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
20-04-2019
Como Citar
CRUZ, N. E. da; GOMES, V. D. S.; JUSTINO, E. da S.; JUSTINO, E. da S. Comercialização e aspectos higiênico-sanitários do pescado em feiras livres no agreste paraibano. Scientia Agraria Paranaensis, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 76–81, 2019. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/scientiaagraria/article/view/20756. Acesso em: 2 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos Científicos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.