Enraizamento de estacas de figueira coletadas em diferentes posições no ramo e ambiente de propagação distintos
DOI :
https://doi.org/10.18188/sap.v5i1.2086Mots-clés :
Fícus carica L., propagação e estaquiaRésumé
O presente trabalho objetivou avaliar o enraizamento de estacas de figueira coletadas em diferentes posições no ramo e ambientes de propagação distintos. Estacas lenhosas de figueira ‘Roxo de Valinhos’ foram coletadas em diferentes posições no ramo (parte basal – 1,6 cm, mediana – 1,2 cm e apical – 0,9 cm de diâmetro), padronizadas com 20 cm de comprimento, no momento da poda hibernal (julho). Em seguida, metade da quantidade das estacas foram acondicionada individualmente em sacos plásticos (22 cm x 10 cm) preenchidos com solo de barranco e a outra metade diretamente em canteiro, todas em telado com 50% de luminosidade. Após 90 dias, concluiu-se que estacas colocadas em sacos plásticos promoveram maior enraizamento e que as estacas coletadas na porção apical dos ramos apresentaram os melhores resultados.Téléchargements
Publié-e
01-01-2000
Comment citer
PIO, R.; CHAGAS, E. A.; BARBOSA, W.; MENDONÇA, V.; SCARPARE FILHO, J. A.; GUIMARÃES, V. F. Enraizamento de estacas de figueira coletadas em diferentes posições no ramo e ambiente de propagação distintos. Scientia Agraria Paranaensis, [S. l.], v. 5, n. 1, p. p. 05–10, 2000. DOI: 10.18188/sap.v5i1.2086. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/scientiaagraria/article/view/2086. Acesso em: 28 mai. 2025.
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.