Desenvolvimento e produtividade de cultivares de milho em função do manejo da adubação
Agências de fomento
Resumo
A produção de milho na região do Cariri cearense apresenta grande importância para obtenção de renda ou mesmo de manutenção de outras atividades agropecuárias. Diante do exposto, objetivou-se com o presente trabalho avaliar o crescimento e produtividade de cultivares de milho em função da adubação de fundação e parcelamento da adubação nitrogenada em cobertura, em sistema de sequeiro O delineamento experimental foi em blocos casualizados, em esquema fatorial 6 x 2 x 3, contendo três repetições. Os fatores consistiram de seis cultivares de milho (Al Piratininga, variedade Local Aurora; BR206, BRS2022, 20A55 e Feroz Viptera), adubação de fundação [constituída do tratamento controle (sem adubação de fundação) e com adubação de fundação NPK (20-80-60 kg ha-1)] e adubação nitrogenada [constituída do tratamento controle (sem adubação com N) e duas formas de aplicação de N (80 kg ha-1), na forma de sulfato de amônio aplicadas em cobertura, sendo 80 kg ha-1 aplicado de uma única vez e parcelada em 2 doses de 40 kg ha-1]. Foram analisadas a altura de plantas, inserção da primeira espiga, número de espigas por planta, fileiras por espiga, grãos por fileira e por espiga, massa de grãos por espiga, massa de mil grãos e produtividade. As cultivares responderam positivamente à adubação de fundação com NPK e aplicação de adubo nitrogenado em cobertura. As cultivares de milho 20A55, Feroz Viptera, BRS2022 e BR206 obtiveram maiores desenvolvimentos e produtividade. A adubação de cobertura é mais responsiva na produtividade que a adubação de fundação. A cultivar BRS2022 é indicada para o cultivo em sequeiro na região do Cariri cearense.Downloads
Publicado
20-04-2019
Como Citar
DAMACENO, Y. R. P.; PINTO, A. A.; SANTOS, S. L. L. dos; CAMARA, F. T. da; SANTANA, L. D. Desenvolvimento e produtividade de cultivares de milho em função do manejo da adubação. Scientia Agraria Paranaensis, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 40–47, 2019. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/scientiaagraria/article/view/20955. Acesso em: 24 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos Científicos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.