Atores na decisão de compra e/ou substituição de máquinas de colheita florestal
Agências de fomento
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES)
Resumo
A tomada de decisão em compras organizacionais está sujeita a influência de diversas variáveis, considerando que, nas organizações, muitos membros podem participar do processo de seleção de um produto. Os centros de compras geralmente incluem vários participantes com diferentes interesses, níveis de autoridade, status e poder de persuasão. Diante do exposto, objetivou-se com o presente trabalho identificar, em uma empresa do setor florestal, a percepção dos atores sobre sua influência no processo de compra e/ou substituição de máquinas de colheita florestal. Para isso, foi aplicado questionário estruturado onde os membros da empresa, dos níveis estratégico, tático e operacional, deveriam selecionar qual o papel que desempenhavam na tomada de decisão de compra das máquinas, de maneira a identificar se os mesmos estão alinhados com suas funções. Os resultados mostraram que, para a empresa estudada, existe uma lacuna entre o papel percebido pelo colaborador e seu verdadeiro papel, sendo mais evidente para os papéis de iniciador e filtros internos, onde a maioria dos respondentes não se identificou com esta classificação.Downloads
Publicado
27-08-2019
Como Citar
DINIZ, C. C. C.; VALERIUS, J.; ROTHBARTH, D. L.; OLIVEIRA, G. S. Atores na decisão de compra e/ou substituição de máquinas de colheita florestal. Scientia Agraria Paranaensis, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 190–194, 2019. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/scientiaagraria/article/view/21008. Acesso em: 16 abr. 2025.
Edição
Seção
Nota Científica
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.