Atores na decisão de compra e/ou substituição de máquinas de colheita florestal

Autores

  • Carlos Cezar Cavassin Diniz UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
  • Jaqueline Valerius UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
  • Diellen Lydia Rothbarth UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
  • Gustavo Silva Oliveira UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
Agências de fomento
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES)

Resumo

A tomada de decisão em compras organizacionais está sujeita a influência de diversas variáveis, considerando que, nas organizações, muitos membros podem participar do processo de seleção de um produto. Os centros de compras geralmente incluem vários participantes com diferentes interesses, níveis de autoridade, status e poder de persuasão. Diante do exposto, objetivou-se com o presente trabalho identificar, em uma empresa do setor florestal, a percepção dos atores sobre sua influência no processo de compra e/ou substituição de máquinas de colheita florestal. Para isso, foi aplicado questionário estruturado onde os membros da empresa, dos níveis estratégico, tático e operacional, deveriam selecionar qual o papel que desempenhavam na tomada de decisão de compra das máquinas, de maneira a identificar se os mesmos estão alinhados com suas funções. Os resultados mostraram que, para a empresa estudada, existe uma lacuna entre o papel percebido pelo colaborador e seu verdadeiro papel, sendo mais evidente para os papéis de iniciador e filtros internos, onde a maioria dos respondentes não se identificou com esta classificação.

Biografia do Autor

Carlos Cezar Cavassin Diniz, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Engenharia Florestal da Universidade Federal do Paraná (UFPR), participando do Centro de Pesquisa em Economia, Política e Administração Florestal (CEPAF).

Jaqueline Valerius, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Engenharia Florestal da Universidade Federal do Paraná (UFPR), participando do Centro de Pesquisa em Economia, Política e Administração Florestal (CEPAF).

Diellen Lydia Rothbarth, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Engenharia Florestal da Universidade Federal do Paraná (UFPR), participando do Centro de Pesquisa em Economia, Política e Administração Florestal (CEPAF).

Gustavo Silva Oliveira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Engenharia Florestal da Universidade Federal do Paraná (UFPR), participando do Centro de Pesquisa em Economia, Política e Administração Florestal (CEPAF).

Downloads

Publicado

27-08-2019

Como Citar

DINIZ, C. C. C.; VALERIUS, J.; ROTHBARTH, D. L.; OLIVEIRA, G. S. Atores na decisão de compra e/ou substituição de máquinas de colheita florestal. Scientia Agraria Paranaensis, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 190–194, 2019. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/scientiaagraria/article/view/21008. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Nota Científica