Tolerância à geada de genótipos de jabuticabeiras juvenis em condição de pomar
Agências de fomento
Resumo
Proteger as espécies frutíferas das baixas temperaturas é questão de relevante importância à agricultura. Diante do exposto, objetivou-se com o presente trabalho avaliar a tolerância dos genótipos de jabuticabeiras juvenis, submetidos a condição de pomar, quanto aos danos causados após ocorrência de geada. O experimento foi realizado em 2013, na Coleção de Fruteiras Nativas, da Estação Experimental da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Dois Vizinhos (PR). A avaliação da tolerância à geada foi realizada em 29 genótipos de plantas juvenis de jabuticabeira, através da metodologia adaptada e atribuição de notas escalonadas (nota 1: 0-20%, nota 2: 20-40%, nota 3: 40-60%, nota 4: 60-80% e nota 5: 80-100% das folhas de jabuticabeiras queimadas pela ocorrência de geada), sendo realizada em 31 de julho de 2013, sete dias após a ocorrência da geada e das baixas temperaturas de 24 de julho de 2013. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado, contendo 29 tratamentos (genótipos) e repetições variando entre uma e quatro. Dos 29 genótipos das jabuticabeiras juvenis conduzidas em pomar, 19 apresentaram tolerância a geada, considerando a avaliação visual até a nota 2, com danos presentes em 20 a 40% das folhas. Quando se considerou até 60% das folhas queimadas por geada, 26 genótipos de jabuticabeiras apresentaram tolerância média a ocorrência de geadas. Não houve mortalidade em nenhuma das plantas afetadas pela geada. Os genótipos de jabuticabeiras podem tolerar temperaturas mais baixas, sem que ocorra danos severos as plantas jovens.Downloads
Publicado
27-08-2019
Como Citar
RADAELLI, J. C.; SILVA, M. da; KOSERA NETO, C.; HOSSEL, C.; WAGNER JÚNIOR, A. Tolerância à geada de genótipos de jabuticabeiras juvenis em condição de pomar. Scientia Agraria Paranaensis, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 180–184, 2019. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/scientiaagraria/article/view/21093. Acesso em: 6 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos Científicos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.