Estabilidade e adaptabilidade de produção de grãos de soja por meio de metodologias tradicionais e redes neurais artificiais

Autores

  • Mario do Carmo Oda Pesquisador no Melhoramento Genético de Soja da TMG
  • Tuneo Sediyama Departamento de Fitotecnia, Universidade Federal de Viçosa - Campus Viçosa
  • Eder Matsuo Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas, Universidade Federal de Viçosa - Campus de Rio Paranaiba
  • Moysés Nascimento Departamento de Estatística, Universidade Federal de Viçosa - Campus Viçosa
  • Cosme Damião Cruz Departamento de Biologia Geral, Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba
Agências de fomento
a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e ao CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) pelo apoio financeiro na realização deste trabalho.

Resumo

Em programas de melhoramento genético, o conhecimento sobre a interação genótipos x ambientes e da recomendação por meio de análise de adaptabilidade e estabilidade tornam-se imprescindíveis para melhoristas de soja. Desta forma, objetivou-se neste trabalho avaliar a estabilidade e adaptabilidade do rendimento de grãos de linhagens elites, utilizando métodos tradicionais e abordagens fundamentadas em redes neurais artificiais. Para o uso das redes neurais em análise de estabilidade e adaptabilidade não requer conhecimento prévio a respeito do comportamento a ser modelado e de nenhuma pressuposição em relação às variáveis em estudo; além de ser útil para contornar problemas ligados ao pequeno número de ambientes e à perda de informações. Foram analisados 20 genótipos de soja em cinco diferentes ambientes considerando-se o delineamento em blocos casualizados com cinco repetições. Realizou-se análise de variância individual e conjunta, seguida das análises de adaptabilidade e estabilidade fenotípica. Os genótipos Monarca e UFV01-10533486B podem ser indicados para ambientes gerais, o genótipo UFV99-8231826 pode ser recomendado para ambientes favoráveis e o Conquista para ambientes desfavoráveis.

Downloads

Publicado

27-08-2019

Como Citar

ODA, M. do C.; SEDIYAMA, T.; MATSUO, E.; NASCIMENTO, M.; CRUZ, C. D. Estabilidade e adaptabilidade de produção de grãos de soja por meio de metodologias tradicionais e redes neurais artificiais. Scientia Agraria Paranaensis, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 117–124, 2019. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/scientiaagraria/article/view/21109. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos