Qualidade sanitária de lotes de grãos de milho submetidos a irrigação e dois sistemas de semeadura
Agências de fomento
Capes
Resumo
Os fungos Aspergillus sp., Penicillium sp., Fusarium sp. e Stenocarpella macrospora são patógenos frequentemente associados ao complexo de doenças responsáveis por ocasionar podridões de espiga e incidência de grãos ardidos, em híbridos susceptíveis. Diante do exposto, objetivou-se com o presente trabalho avaliar a influência da porcentagem de grãos ardidos na qualidade sanitária de lotes de grãos de milho (Zea mays L.), provenientes de campo de produção e submetidos a irrigação e dois sistemas de semeadura. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado, contendo quatro tratamentos (lote I = com irrigação e sistema de semeadura convencional, lote II = com irrigação e sistema de semeadura direta, lote III = sem irrigação e sistema de semeadura convencional, lote IV = sem irrigação e sistema de semeadura direta), em quatro repetições. Os lotes de grãos de milho foram avaliados quanto a porcentagem de grãos ardidos e a incidência de fungos (Blotter test). Houve diferença significativa entre os diferentes lotes de grãos de milho para todas as variáveis analisadas. A maior porcentagem de grãos ardidos e a incidência dos fungos Penicillium sp., Fusarium sp. e Aspergillus sp. foram observados nos lotes provenientes dos campos de produção conduzidos com uso da irrigação. Quanto maior a porcentagem de grãos ardidos maior a incidência dos fungos Penicillium sp. e Fusarium sp., nos lotes de grãos de milho, tais variáveis apresentaram elevada correlação positiva entre a percentagem de grãos ardidos e incidência de fungos. Palavras-chave: Zea mays L., patologia de sementes, sistema de cultivo, sistema de irrigação, podridão fúngica.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
27-08-2019
Como Citar
CHAVES NETO, J. R.; BOSCAINI, R.; GUERRA, R. C.; LEDUR, N. R.; TRAVESSINI, M.; COSTA, I. F. D. da. Qualidade sanitária de lotes de grãos de milho submetidos a irrigação e dois sistemas de semeadura. Scientia Agraria Paranaensis, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 125–131, 2019. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/scientiaagraria/article/view/21181. Acesso em: 11 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos Científicos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.