Níveis de sombreamento na emergência e desenvolvimento inicial de mudas de Enterolobium contortisiliquum (Vell.) Morong

Autores

  • Luciano Machado dos Santos Universidade Federal do Tocantins
  • Rhonan Martins de Sousa Universidade Federal do Tocantins
  • Euclides Figueredo Fonseca Universidade Federal do Tocantins
  • Polyana Gonçalves Pereira Universidade Federal do Tocantins
  • Priscila Bezerra de Souza Universidade Federal do Tocantins
Agências de fomento

Resumo

Enterolobium contortisiliquum (Vell.) Morong é uma espécie florestal nativa bastante utilizada em reflorestamento de áreas degradadas, por apresentar crescimento inicial rápido. Diante do exposto, objetivou-se com o presente trabalho avaliar o sombreamento na emergência e desenvolvimento inicial de mudas. O experimento foi conduzido por 60 dias no período de agosto a outubro de 2017 na Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus Gurupi. Os frutos foram coletados de três árvores matrizes em localidades do município e posteriormente beneficiados no Laboratório de Sementes Florestais. A superação da dormência das sementes foi realizada mecanicamente. Após a superação da dormência, fez-se a semeadura manual, colocando-se três sementes por tubete com capacidade de 280 cm³, em substrato comercial Bioflora®. Os tratamentos foram compostos por T1 = pleno sol, T2 = 30%, T3 = 50% e T4 = 70% de sombreamento. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado, contendo 4 tratamentos, 4 repetições e 30 sementes por repetição. Foi realizado a contagem diária das plântulas emergidas durante 30 dias. Aos 30, 45 e 60 dias após a semeadura (DAS) foram avaliados a altura das plântulas e diâmetro do colo, enquanto que o número de folhas, biomassa seca da parte aérea, das raízes e seca total, além do índice de qualidade de Dickson avaliados no final do experimento. A emergência de E. contortisiliquum não foi favorecida em ambiente a pleno sol. Recomenda-se a semeadura em ambientes com 30, 50 e 70% de sombreamento, a fim de se obter maior emergência e crescimento inicial de mudas.

Biografia do Autor

Luciano Machado dos Santos, Universidade Federal do Tocantins

Engenheiro Florestal - Universidade Federal do Tocantins

Rhonan Martins de Sousa, Universidade Federal do Tocantins

Engenheiro Florestal, Mestre em Ciências Florestais e Ambientais - Universidade Federal do Tocantins

Euclides Figueredo Fonseca, Universidade Federal do Tocantins

Engenheiro Florestal, Mestrando em Ciências Florestais e Ambientais - Universidade Federal do Tocantins

Polyana Gonçalves Pereira, Universidade Federal do Tocantins

Engenheira Florestal - Universidade Federal do Tocantins

Priscila Bezerra de Souza, Universidade Federal do Tocantins

Professora Dra. do Curso de Engenharia Florestal da UFT e do Programa de Pós Graduação em Ciências Florestais e Ambientais - Universidade Federal do Tocantins

Downloads

Publicado

27-08-2019

Como Citar

SANTOS, L. M. dos; SOUSA, R. M. de; FONSECA, E. F.; PEREIRA, P. G.; SOUZA, P. B. de. Níveis de sombreamento na emergência e desenvolvimento inicial de mudas de Enterolobium contortisiliquum (Vell.) Morong. Scientia Agraria Paranaensis, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 139–145, 2019. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/scientiaagraria/article/view/21283. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos