Componentes de produção da cultivar de amendoim BR-1 submetida a inoculantes

Autores

  • Annie Maia Batista Santos Universidade Federal da Paraíba
  • Ana Beatriz Torres Melo de Freitas Universidade Federal da Paraíba
  • João Paulo de Oliveira Santos Universidade Federal Rural de Pernambuco https://orcid.org/0000-0003-1826-1746
  • Angelita Lima da Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Leossávio César de Souza Universidade Federal da Paraíba
Agências de fomento

Resumo

A cultura do amendoim (Arachis hypogea L.) requer grandes quantidades de nitrogênio para seu desenvolvimento, se fazendo necessário o aporte desse nutriente. Assim, estratégias de reposição se fazem necessárias, merecendo atenção a fixação biológica de nitrogênio, com destaque para o uso de inoculantes. Nesse contexto, objetivou-se com o presente trabalho avaliar as variáveis de produção de uma cultivar de amendoim submetida a dosages e tipos de inoculantes na região do Brejo Paraibano (PB). O experimento foi instalado em área experimental do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba, localizada no município de Areia. Utilizou-se a cultivar de amendoim BR-1, em delineamento experimental de blocos casualizados, em esquema fatorial 2 x 3 (tipos de inoculantes x dosagens de aplicação), contendo seis tratamentos e quatro repetições, totalizando 24 parcelas. As unidades experimentais foram constituídas de quatro linhas de 3m, espaçadas 0,5 m entre linhas e 0,10 m entre plantas. A área útil foi formada pelas duas linhas centrais de cada parcela, onde foram coletados os dados referentes às variáveis avaliadas: número de vagens por planta, peso de 100 vagens, percentagem de vagens chochas, percentagem de sementes perfeitas, peso de 1000 sementes e produtividade. As doses e tipos de inoculantes aplicados não influenciaram significativamente nos resultados dos componentes de produção avaliados na cultivar de amendoim BR-1.

Biografia do Autor

Annie Maia Batista Santos, Universidade Federal da Paraíba

Engenheira Agronôma formada pela Universidade Federal da Paraíba (2018).

Ana Beatriz Torres Melo de Freitas, Universidade Federal da Paraíba

Engenheira Agronôma formada pela Universidade Federal da Paraíba (2018).

João Paulo de Oliveira Santos, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba (2017), atualmente Mestrando em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Angelita Lima da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Graduanda em Agronomia na Universidade Federal da Paraíba.

Leossávio César de Souza, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba (1986), mestrado em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (1996) e doutorado em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade Federal do Ceará (2007). Atualmente é professor associado I da Universidade Federal da Paraíba.

Downloads

Publicado

27-08-2019

Como Citar

SANTOS, A. M. B.; FREITAS, A. B. T. M. de; SANTOS, J. P. de O.; SILVA, A. L. da; SOUZA, L. C. de. Componentes de produção da cultivar de amendoim BR-1 submetida a inoculantes. Scientia Agraria Paranaensis, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 146–153, 2019. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/scientiaagraria/article/view/21357. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos