Caracterização bioquímica de Trigona spinipes (Fabricius, 1793) e Tetragona clavipes (Fabricius,1804) (Hymenoptera, Apidae, Meliponini)

Autores

  • Bruna Costa Ferreira Cruz Universidade Federal do Paraná
  • Ludimilla Ronqui Universidade Federal de Rondônia
  • Maria Claudia Colla Ruvolo-Takasusuki Universidade Estadual de Maringá
  • Juliana Mosconi Magro Universidade Estadual de Maringá
  • Milton Rönnau Universidade Federal do Paraná
Agências de fomento

Resumo

As abelhas apresentam quatro fases de desenvolvimento e suas características morfológicas e fisiológicas são distintas em cada uma das fases de desenvolvimento, assim, a necessidade metabólica também varia, onde algumas enzimas, principalmente as esterases podem apresentar diferentes atividades. Diante do exposto, objetivou-se com o presente trabalho identificar e comparar o perfil eletroforético de esterases de Trigona spinipes e Tetragona clavipes e suas respectivas fases de desenvolvimento. Foram coletadas abelhas operárias, pupas de cores de olhos diferentes e pré-pupas das duas espécies, provenientes de duas colônias no município de Palotina (PR). Após a separação e estocagem foi realizada a eletroforese PAGE e de cada operária foi retirada a cabeça e o tórax. As pré-pupas e as pupas foram utilizadas inteiras e as eletroforeses realizadas no sentido vertical em gel de poliacrilamida a 10% para T. spinipes e 8% para T. clavipes. Na espécie T. spinipes foram detectadas oito regiões de atividade esterásica (EST). A EST-1, EST-2, EST-3, EST-4 e EST-5 foram encontradas em abelhas adultas, pupas de olhos pretos, vermelhos, rosas e brancos e nas pré-pupas. A EST-6 foi observada nas pupas de olho branco, a EST-7 detectada em extratos de pré-pupa e a EST-8 encontrada em abelhas adultas e em todas as fases de pupas. Em T. clavipes foram detectadas sete regiões de atividade da esterase. A EST-1, EST-2 e EST-3 estavam presentes nas pupas de olhos brancos e pretos. A EST-4, EST-5 e a EST-6 foram detectadas nas pré-pupas, pupas de olhos brancos e pretos. A EST-7 foi observada em pré-pupas e pupas de olhos brancos. As duas espécies estudadas apresentam diferentes regiões esterásicas e também foi observado diferentes perfis entre algumas fases de desenvolvimento em cada espécie avaliada.

Downloads

Publicado

27-08-2019

Como Citar

CRUZ, B. C. F.; RONQUI, L.; RUVOLO-TAKASUSUKI, M. C. C.; MAGRO, J. M.; RÖNNAU, M. Caracterização bioquímica de Trigona spinipes (Fabricius, 1793) e Tetragona clavipes (Fabricius,1804) (Hymenoptera, Apidae, Meliponini). Scientia Agraria Paranaensis, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 154–159, 2019. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/scientiaagraria/article/view/21471. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos