Relações morfo-anatômicas dos elementos traqueais de genótipos de Eucalyptus L´Héritier

Autores

  • Cassiana Alves Ferreira Bolsista pesquisadora na UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS em Parceria com a UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA.
  • Cláudia Viana Urbinati PROFESSORA NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ
  • Alessandra de Oliveira Ribeiro Bolsista pesquisador UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
  • Paulo Junio Duarte doutorando na universidade federal de Lavras
  • Fábio Akira Mori PROFESSOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
  • Maíra Reis Assis

DOI:

https://doi.org/10.18188/sap.v18i3.21474
Agências de fomento

Resumo

Dentre as diversas adaptações essenciais para a conquista do ambiente terrestre pelas Angiospermas, destacam-se as células especializadas do xilema secundário. Diante do exposto, objetivou-se com o presente trabalho analisar morfo-anatomicamente os elementos de vaso do xilema secundário de seis genótipos de Eucalyptus, bem como a variação radial dos caracteres, relacionando-os com o ângulo de inclinação da placa de perfuração. De cada genótipo foram obtidos corpos de prova em três posições no sentido medula-casca. A mensuração do ângulo de inclinação da placa de perfuração dos elementos de vaso foi realizada em material macerado, mensurando o ângulo de inclinação da placa de perfuração em relação ao eixo axial, utilizando software com calibração angular conhecida. Os elementos de vaso dos genótipos de Eucalyptus tiveram inclinação da placa de perfuração entre 24-37°, em relação ao eixo axial do elemento traqueal. Os menores valores no ângulo de inclinação foram encontrados na posição 2 (intermediária). Ao contrário do esperado, os maiores valores foram observados na posição 1 (interno - próximo à medula), seguidos pela posição 3 (externo-próximo à casca). O aumento nos comprimentos dos elementos de vaso, frequência por mm2 e diâmetro das pontoações é diretamente proporcional à inclinação da placa de perfuração. O diâmetro dos elementos de vaso por sua vez apresenta relação inversa, ou seja, a medida que o diâmetro aumenta, o ângulo de inclinação da placa de perfuração diminui.

Biografia do Autor

Cassiana Alves Ferreira, Bolsista pesquisadora na UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS em Parceria com a UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA.

Bióloga. Mestre em ciências e Tecnologia (área de concentração estrutura e processamento da madeira) pela Universidade Federal de Lavras. Doutora em Botânica Aplicada pela Universidade Federal de Lavras (área de concentração estrutura e funcionamento de plantas). Especialista em identificação de madeiras e carvões, bem como anatomia ecológica da madeira. Pesquisadora no projeto de Biodegradação da madeira, uma parceria da Universidade Federal Rural da Amazônia e da Universidade Federal de Lavras.

Maíra Reis Assis

Bolsista pós doutor da Universidade Federal de Lavras

Downloads

Publicado

21-01-2020

Como Citar

FERREIRA, C. A.; URBINATI, C. V.; RIBEIRO, A. de O.; DUARTE, P. J.; MORI, F. A.; ASSIS, M. R. Relações morfo-anatômicas dos elementos traqueais de genótipos de Eucalyptus L´Héritier. Scientia Agraria Paranaensis, [S. l.], v. 18, n. 3, p. 232–243, 2020. DOI: 10.18188/sap.v18i3.21474. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/scientiaagraria/article/view/21474. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos