Empirical methods for reference evapotranspiration estimation

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18188/sap.v19i3.21487
Agências de fomento

Resumo

The reference evapotranspiration (ETo) is a parameter applied in meteorological, climatological and hydrological studies being of great importance for the planning, management and management of water resources. Due to the need for knowledge about the loss of water from vegetated surfaces, researchers have developed a variety of methods for estimating ETo, some of which are well accepted, while others are criticized, such as the Penman-Monteith-FAO (PM-FAO) meteorological data, which is not always available by limiting its use. The PM-FAO method has been used for decades to be considered internationally and most appropriate for ETo estimates. This method represents the physical phenomenon of evapotranspiration that involves almost all meteorological elements analyzed in automatic and conventional meteorological stations. On the other hand, when this method is impossible to apply due to the lack of some input data, alternative methods are justified (Hargreaves-Samani, Blaney-Criddle, Priestley-Taylor, Jensen-Haise, Camargo, Makkink, Kharrufa , Linacre, Class A tank, Thornthwaite and solar radiation) according to soil and climatic conditions.

 

Biografia do Autor

Oswaldo Palma Lopes Sobrinho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Rio Verde (IF Goiano).

Doutorando e Mestre em Ciências Agrárias - Agronomia com área de concentração em Produção Vegetal Sustentável no Cerrado e a Linha de Pesquisa em Tecnologias Sustentáveis em Sistemas de Produção e Uso do Solo e Água (Conceito 5 pela CAPES) e Especializando em Formação de Professores e Práticas Educativas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Rio Verde (IF Goiano). Especialista em Saneamento e Saúde Ambiental Rural (SanRural) pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Engenheiro Agrônomo e Técnico em Agropecuária pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). Pesquisador do Grupo de Pesquisa cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em Alimentos, Química, Agronomia e Recursos Hídricos (AQARH) e Integrante do Grupo de Pesquisa em Agricultura Irrigada em áreas de Cerrado do IF Goiano. Revisor de Periódicos: International Journal of Environment and Waste Management (IJEWM), Engenharia na Agricultura (REVENG), Revista Mundi Engenharia, Tecnologia e Gestão (RMETG), Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável (RVADS), Revista em Agronegócio e Meio Ambiente (RAMA), Revista Brasileira de Engenharia de Biossistemas (BIOENG), Brazilian Journal of Irrigation and Drainage (IRRIGA), Horticultura Brasileira (HB) e Acta Tecnológica (ACTA). Desenvolve pesquisas nas áreas de Ciências Agrárias, com ênfase em Engenharia de Água e Solo, Agrometeorologia, Ciência do Solo, Fitotecnia, Ciência dos Alimentos, além de Ciências Ambientais e Educação no Campo.

Wady Lima Castro Júnior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus Codó (IFMA).

Possui graduação em Agronomia e Mestrado em Agronegócios pela Universidade de Brasília (UnB). Doutor em Engenharia Agrícola (Recursos Hídricos e Ambientais) pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atualmente é Diretor Geral e Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus Codó (IFMA). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Engenharia de Água e Solo, atuando principalmente nos seguintes temas: Hidráulica Agrícola, Meteorologia Agrícola, Irrigação, Manejo da Água na Agricultura Irrigada.

Leonardo Nazário Silva dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Rio Verde (IF Goiano).

Possui Graduação em Bacharelado em Agronomia e Mestrado em Produção Vegetal na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Doutorado em Engenharia Agrícola na Faculdade de Engenharia Agrícola da Universidade Estadual de Campinas (FEAGRI/UNICAMP). Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde (IF Goiano). É vinculado ao quadro permanente de professores do Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias-Agronomia (PPGCA-AGRO) e Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Aplicada e Sustentabilidade (PPGEAS), ambos do IF Goiano - Campus Rio Verde. Possui publicações inéditas em periódicos, congressos e resumos, além de revisões publicadas em capítulos de livro. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Recursos Hídricos; Engenharia de Água e Solo; Uso e Manejo de Água; Uso de Água com qualidade inferior na agricultura.

Gerlange Soares da Silva, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Doutoranda em Engenharia Agrícola com área de concentração em Agricultura Irrigada e Recursos Hídricos e Mestra em Solos e Qualidade de Ecossistemas com área de concentração em Manejo e Qualidade de Ecossistemas pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Tecnóloga em Irrigação e Drenagem pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Iguatu (IFCE). Integrante do Grupo de Pesquisa cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em Alimentos, Química, Agronomia e Recursos Hídricos (AQARH). Atua principalmente nas seguintes áreas: Irrigação e Drenagem, Manejo e Conservação de Água e Solo, Manejo de Bacias Hidrográficas, Qualidade de Água, Geoquímica Ambiental e Extensão. Possui experiência em Laboratório de Análises de Água e Solos e Tecidos Vegetais.

Álvaro Itaúna Schalcher Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus Codó (IFMA).

Doutor em Engenharia e Ciência de Alimentos pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), MBA em Gestão de Ensino de Ciências, Tecnologia e Inovação pela Faculdade Integrada Metropolitana de Campinas (IBTA), Mestre em Química, Especialista em Informática na Educação e Graduado em Licenciatura Plena em Química todos pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). Consultor Ad Hoc (FAPEMA/PATRONAGE). Orientador, Coorientador e Membro de Projetos de Iniciação Científica e Pesquisa (PIBIC), do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) de Ensino Superior e Médio, além de Coordenação em Projeto Institucional. Líder do Grupo de Pesquisa cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em Alimentos, Química, Agronomia e Recursos Hídricos (AQARH) e Membro dos Grupos de Pesquisa: Química, Meio Ambiente e Ensino de Ciências (QMAEC); Núcleo Autônomo de Ações Sustentáveis em Química Analítica, Alimentos e Água (NASQA). Compõe o Banco de Avaliadores do Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) e o Quadro de Avaliadores do Comitê Científico na área de Ciências Agrárias do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). Tem experiência nas áreas Ciências Exatas e da Terra, Ciências Agrárias, Interdisciplinar, Ciência, Cultura e Tecnologia, com ênfase em Práticas Educativas voltadas a Educação Profissional e Tecnológica, com abordagens nos espaços formais e não formais e Orientações e Coorientações em Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCC) e Dissertações de Mestrado. Atuando na área de Educação à Distância, Diversidade e Inclusão da Educação do Campo. Possui autoria de livros nas áreas de Educação, Química e Tecnologia em Alimentos. Parecerista revisor de periódicos: Revista de Educação, Tecnologia e Cultura (ETC), Revista Ciência, Tecnologia e Humanidades (CIENTEC), Revista Práxis (PRÁXIS), Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE), Acta Tecnológica (ACTA), Revista Cubana de Plantas Medicinales (RCPM) e Engenharia na Agricultura (REVENG). Atualmente faz parte do Corpo de Docentes Permanentes do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) ofertado em Rede Nacional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA).

Germanna Gouveia Tavares, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Rio Verde (IF Goiano).

Mestranda em Ciências Agrárias - Agronomia e Engenheira Agrônoma pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Rio Verde (IF Goiano). Possui experiência na área de nutrição de plantas, trabalhando com produção de mudas espécies frutíferas nativas do cerrado utilizando substratos alternativos de resíduos de cana e atualmente trabalhando com microbiologia agrícola e fisiologia Vegetal pesquisando sobre o déficit hídrico de plantas de soja inoculadas com fungos micorrizicos arbusculares.

Downloads

Publicado

03-11-2020

Como Citar

SOBRINHO, O. P. L.; JÚNIOR, W. L. C.; SANTOS, L. N. S. dos; SILVA, G. S. da; PEREIRA, Álvaro I. S.; TAVARES, G. G. Empirical methods for reference evapotranspiration estimation. Scientia Agraria Paranaensis, [S. l.], v. 19, n. 3, p. 203–210, 2020. DOI: 10.18188/sap.v19i3.21487. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/scientiaagraria/article/view/21487. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Revisões Bibliográficas