Inoculação em soja com Rhizophagus clarus produzidos em sistema de cultivo em vaso e in vitro
DOI:
https://doi.org/10.18188/sap.v18i3.21682
Agências de fomento
Resumo
A inoculação de culturas agrícolas com fungos micorrízicos arbusculares é uma prática agronômica promissora, que tem sido fortalecida pela recomendação de inoculantes recém-registrados no Brasil. A necessidade de entendimento de efeitos de diferentes formulações de inoculantes é, portanto, um aspecto fundamental para pesquisas de caráter básico e aplicado. O objetivo deste estudo foi avaliar o potencial de inóculo do fungo micorrízico arbucular Rhizophagus clarus cultivado no sistema de cultivo em vaso em relação ao sistema in vitro e testar o efeito de ambos no crescimento e produtividade da soja. O potencial de inóculo foi testado em condições de casa de vegetação, utilizando-se o milho como hospedeiro. Os valores de colonização radicular revelaram que o potencial de inóculo foi 7% maior no sistema in vitro. Para avaliar os efeitos de ambos inoculantes, um experimento foi conduzido em casa de vegetação, em delineamento inteiramente casualizado, contendo 3 tratamentos e 6 repetições. O inóculo produzido in vitro aumentou todos os parâmetros de nodulação, porém não alterou a massa e nitrogênio da parte aérea de plantas de soja. A produtividade, por outro lado, foi 20% maior com o uso de inóculo produzido em vaso. O sistema em vaso é a técnica de produção de inoculante de FMA mais promissora para plantas de soja, considerando possíveis ganhos de produtividade.Downloads
Publicado
21-01-2020
Como Citar
MALFATTI, A. de L. R.; CRUZ, S. P. da. Inoculação em soja com Rhizophagus clarus produzidos em sistema de cultivo em vaso e in vitro. Scientia Agraria Paranaensis, [S. l.], v. 18, n. 3, p. 244–250, 2020. DOI: 10.18188/sap.v18i3.21682. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/scientiaagraria/article/view/21682. Acesso em: 3 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos Científicos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.