Aplicabilidade de indicdores de sustenbabilidade nos agroecossistemas
DOI :
https://doi.org/10.18188/sap.v8i1.3830Mots-clés :
Indicadores de sustentabilidade, ambiente e capitalismoRésumé
O termo sustentabilidade vem sendo abordado por diferentes setores dos agroecossistemas, porém, para que esta prática possa ser devidamente mensurada é necessário uso de metodologias e planejamentos. Os indicadores de sustentabilidade devem ser precisos e objetivos, sendo interrelacionados com os setores sociais, econômicos e ambientais, respeitando devidos valores éticos. Os indicadores de sustentabilidade são aplicáveis apenas se a interação entre os sistemas for mútua, de modo que se possam atingir as metas estabelecidas. Os governantes debatem sobre as formas de desenvolvimento sustentável, sem rever, muitas vezes, a política capitalista estabelecida. Desta forma, não adianta impor indicadores funcionais em apenas um agroecossistema, pois o estudo deve começar do início, adaptando o plano capitalista e econômico do país e observando os graves problemas sociais existentes, que podem vir a limitar todo o processo. Sendo assim, é importante que todos os setores possam estar envolvidos, solucionando problemas gerais e conscientizando o ser humano de que sua relação com o meio ambiente deve ser equilibrada e não apenas explorativa.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.