Seleção e valorização de indicadores de desenvolvimento rural para análise de unidades de produção agropecuárias no contexto da sustentabilidade
DOI :
https://doi.org/10.18188/sap.v8i1.3831Mots-clés :
desenvolvimento rural, indicadores de sustentabilidade, diagnósticoRésumé
Com o objetivo de eleger e valorar indicadores para análises da sustentabilidade de unidades de produção agropecuárias (UPA’s), selecionou-se indicadores considerados significativos na dinâmica interna das UPA’s. Posteriormente, estes, foram valorados através do método de Análise Hierárquico de Processos (AHP), sendo usado como suporte o Software Expert Choice. O estudo utilizou como referência a microbacia do córrego Ajuricaba, município de Marechal Cândido Rondon, PR, situada entre as coordenadas UTM 787.309m E e 793.892m E; 7.275.026m N e 7.281.310m N, do Fuso 21. Os resultados do estudo permitem inferir que: os critérios e indicadores selecionados para a análise da sustentabilidade das UPA’s, foram abrangentes e significativos; os pesos atribuídos pelos especialistas mostraram-se coerentes; o critério Qualidade de Vida e o Critério Ambiental foram considerados os de maiores pesos nas análises dos avaliadores; dentro do critério econômico, o indicador Área da Propriedade assumiu o maior peso, seguido do indicador Culturas Permanentes; para os indicadores do Critério Ambiental, houve uniformidade maior em relação aos pesos dos avaliadores; porém a Área de Preservação Permanente, foi atribuído o maior peso entre os indicadores; com relação aos Indicadores Técnicos, o Retorno Econômico das atividades foi o mais valorado, porém, houve uma aproximação entre os pesos para os diferentes indicadores; para os indicadores do Critério Político e Social, os pesos atribuídos, tanto para a Educação como Posse da Terra, juntamente com a Organização Política e Social, foram os mais valorados; já para o Critério Qualidade de Vida, a Saúde e a Alimentação, tiveram, um destaque bem acima dos demais indicadores, permitindo inferir, que não há desenvolvimento sustentável sem qualidade de vida, e para se ter qualidade de vida é indispensável que se tenha saúde e alimentação de qualidade.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.