Desfolhas artificiais para simular perdas na produção do feijoeiro (Phaseolus vulgaris L. cv. Carioca Precoce)
DOI:
https://doi.org/10.18188/sap.v11i3.4769Palavras-chave:
Feijoeiro comum, desfolhamento, produtividade de grãos, massa de sementes, vagensResumo
A redução da área foliar é uma das causas da queda de produção em feijoeiro comum. O objetivo deste trabalho foi verificar a influência de diferentes níveis de desfolha em vários estádios de desenvolvimento sobre a produtividade, massa de 100 sementes e número de vagens por planta do feijoeiro comum da cultivar Carioca Precoce, em condições de campo no Sul do Espírito Santo. Utilizou-se o delineamento em blocos casualizados, com parcelas subdivididas, em cinco repetições. As parcelas foram constituídas por cinco épocas de desfolha (1a folha trifoliolada, florescimento, formação das vagens, enchimento das vagens, vagens secas); e as subparcelas, por quatro níveis de desfolha (0%, 33%, 67% e 100%). Houve decréscimo da produtividade com os níveis de desfolha em todos os estádios de desenvolvimento, com exceção ao de vagens secas, sendo este decréscimo maior nos estádios de florescimento e formação das vagens. Pela análise de regressão atribui-se maior redução da produtividade com 100% de desfolha, feita aos 42 dias após emergência. O componente de rendimento mais relacionado com a produtividade foi o número de vagens por planta.Downloads
Publicado
18-12-2012
Como Citar
SCHMILDT, E. R.; PRATISSOLI, D.; AMARAL, J. A. T.; SCHMILDT, O. Desfolhas artificiais para simular perdas na produção do feijoeiro (Phaseolus vulgaris L. cv. Carioca Precoce). Scientia Agraria Paranaensis, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 68–76, 2012. DOI: 10.18188/sap.v11i3.4769. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/scientiaagraria/article/view/4769. Acesso em: 8 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos Científicos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.