Trichoderma asperellum na produção de mudas contra a fusariose do pepineiro
DOI:
https://doi.org/10.18188/sap.v11i4.5347Palavras-chave:
Produção vegetal, agronomia, fitossanidadeResumo
A fusariose no pepineiro é uma doença difícil de ser controlada e o uso de antagonistas fúngicos é uma alternativa para o manejo integrado de doenças. O objetivo dessa pesquisa foi verificar a ação de Trichoderma asperellum no desenvolvimento e na proteção de mudas contra a fusariose do pepineiro. Foram realizados e avaliados testes de germinação, emergência e desenvolvimento de mudas, com sementes tratadas por três isolados e mix (mistura dos três isolados) de T. asperellum. Para avaliar o controle da fusariose do pepineiro foram realizados experimentos utilizando-se do tratamento de sementes com os isolados de T. asperellum e o fungicida Rhodiaurum. Realizou-se outro experimento com transplante de mudas cultivadas em substrato ou sementes tratadas com isolados de T. asperellum. Observou-se que não ocorreram diferenças significativas para germinação e emergência do pepineiro, porém o isolado TA1 de T. asperellum apresentou maior desenvolvimento de parte aérea. Nos experimentos com tratamento de sementes os isolados de T. asperellum e o fungicida apresentaram níveis significativos de controle, porém o isolado TA3 apresentou índice elevado, de 87% de incidência de fusariose, em um dos experimentos. No transplante de mudas, a microbiolização de sementes apresentou redução de 30% na incidência da fusariose comparado com o tratamento de substrato. Conclui-se que isolados de T. asperellum podem ser indicados, principalmente no tratamento de sementes, contra a fusariose do pepineiro e que os isolados de T. asperellum testados não interferem na germinação, emergência e desenvolvimento de mudas do pepineiro.Downloads
Publicado
04-03-2013
Como Citar
ETHUR, L. Z.; BLUME, E.; LUPATINI, M.; MUNIZ, M. F. B.; ANTONIOLLI, Z. I.; LORENTZ, L. H. Trichoderma asperellum na produção de mudas contra a fusariose do pepineiro. Scientia Agraria Paranaensis, [S. l.], v. 11, n. 4, p. 73–84, 2013. DOI: 10.18188/sap.v11i4.5347. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/scientiaagraria/article/view/5347. Acesso em: 14 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos Científicos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.