Avaliação de indicadores de sustentabilidade da olericultura orgânica no oeste do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.18188/sap.v12i2.5855Palavras-chave:
agroecologia, qualidade de vida, renda, horticulturaResumo
A crescente demanda e a exigência por produtos de melhor qualidade vêm afetando significativamente a forma de produção e comercialização das hortaliças. O avanço nas agriculturas de bases ecológicas tem colaborado na discussão de formas de produção mais sustentáveis, em consonância com o meio ambiente, economicamente viáveis e socialmente justas. Objetivou-se neste trabalho estudar sete sistemas de produção de olerícolas em cultivo orgânico de produção, na região Oeste do Paraná. As propriedades fazem parte do projeto redes de referência do IAPAR, onde se pesquisa pelo enfoque sistêmico através de exemplos concretos e numa parceria entre pesquisa, extensão e agricultor. Indicadores sociais, econômicos e ambientais foram coletados através de entrevistas com as famílias em questão e sistematizados. Os dados mostraram que as famílias possuem boa qualidade de vida, renda bruta alta, porém apresentam limitações quanto à mão de obra. Nos indicadores ambientais, verificam-se pendências com relação à legislação ambiental e limitações no tocante a manutenção da fertilidade do solo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.