Produção e quantificação de celulases por meio da fermentação em estado sólido de resíduos agroindustriais
DOI:
https://doi.org/10.18188/sap.v12i2.6902Palabras clave:
Aspergillus niger, biotransformação, modelos matemáticos significativos.Resumen
O objetivo deste trabalho foi analisar e quantificar a atividade das enzimas CMCase, FPase produzidas através da fermentação em estado sólido dos resíduos do processamento do cacau, manga e seriguela; utilizou-se a espécie fúngica Aspergillus niger como inoculante. Para determinar o efeito da produção de enzimas, foi conduzido um experimento em esquema fatorial 3 X 5, no qual três níveis de teor de água (40, 50 e 60%) e cinco níveis para o tempo de fermentação (24, 48, 72 , 96 e 120 h). A fermentação foi realizada a 30 oC em estufa bacteriológica refrigerada. Os resíduos agroindustriais mostraram-se grande eficácia na produção de enzimas a partir da fermentação em estado sólido, com destaque para produção de endoglucanse a partir do resíduo de manga que atingiu a atividade de 9,32 U/mL e celulases totais produzidas com a fermentação do resíduo de seriguela com atividade enzimática quantificada a 11,62 U/mL.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.