Aspectos sobre a utilização de aminoácidos totais e digestíveis nas rações para poedeiras
DOI :
https://doi.org/10.18188/sap.v13i3.7456Mots-clés :
exigências nutricionais, produção e qualidade de ovos, proteína idealRésumé
A modernização da avicultura de postura resultou em aves mais produtivas, com menor peso corporal, baixo consumo de ração e maior eficiência produtiva. Esta modernização resultou na necessidade de programas de alimentação cada vez mais modernos e eficientes metabolicamente, principalmente para aminoácidos, atendendo a demanda biológica de manutenção, ganho e produção das aves. Neste contexto, o conhecimento das formas de suplementação dos aminoácidos nas dietas, na base total ou digestível, é fundamental devido a sua participação na formação da franga, bem como na produção e qualidade de ovos das poedeiras e diminuição nos custos de produção. Dietas formuladas com base em aminoácidos digestíveis podem proporcionar maximização produtiva e econômica e redução na excreção de nitrogênio pelas aves. Os métodos para determinação da digestibilidade dos aminoácidos nos alimentos podem ser: in vitro, indiretos e diretos, sendo este último o mais utilizado cientificamente.Téléchargements
Publié-e
10-09-2014
Comment citer
FIGUEIREDO JÚNIOR, J. P.; COSTA, F. G. P.; NASCIMENTO, G. A. J.; SANTANA, M. H. M. Aspectos sobre a utilização de aminoácidos totais e digestíveis nas rações para poedeiras. Scientia Agraria Paranaensis, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 186–197, 2014. DOI: 10.18188/sap.v13i3.7456. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/scientiaagraria/article/view/7456. Acesso em: 10 mai. 2025.
Numéro
Rubrique
Revisões Bibliográficas
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.